Página Inicial / Conselheiro Federal Fernando Maia é agraciado com a medalha Heitor Magalhães, a maior honraria da OAB Rondônia

A XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense (CEAR) abriu com um momento de grande emoção e reconhecimento. O advogado Fernando Maia foi o primeiro homenageado a receber a Medalha Heitor Magalhães Lopes, em uma cerimônia que celebrou sua trajetória na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO).

A escolha de Fernando Maia como o primeiro homenageado a comenda Heitor Magalhães partiu do presidente da OABRO, Márcio Nogueira na 473º Sessão do Conselho. Para Márcio Nogueira “este gesto simboliza o reconhecimento de décadas de comprometimento e excelência profissional que Fernando Maia dedica à advocacia e à OABRO, onde se destacou como diretor-tesoureiro em gestões consecutivas”.

Fernando Maia, que se tornou uma figura central na construção e fortalecimento da OABRO, expressou sua profunda gratidão pelo reconhecimento e reiterou seu amor pela advocacia. Sua carreira na OABRO é marcada por uma série de cargos de destaque, refletindo seu compromisso com a ética e a valorização da profissão. “Jamais imaginei que um dia iria receber tal homenagem. É uma honra receber tal homenagem em vida”.

Ao longo de sua carreira na OABRO, Fernando Maia ocupou diversos cargos importantes, incluindo o de conselheiro federal e vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Sua atuação em questões cruciais para a advocacia demonstra seu engajamento e compromisso com a defesa dos direitos dos advogados.

O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, destacou que a Ordem é construída por pessoas que amam e trabalham incansavelmente pelo fortalecimento da profissão da advocacia, exemplificando isso com figuras notáveis como Fernando Maia. “É uma honra estar neste momento histórico onde a OABRO celebra não apenas um advogado exemplar, mas também um símbolo de dedicação e compromisso com a advocacia. A medalha Heitor Magalhães Lopes passa a ser um emblema do reconhecimento da OABRO àqueles que moldam o futuro da advocacia em Rondônia”, ressalta.

Sobre a medalha
A criação da Medalha Heitor Magalhães Lopes, aprovada pela 473ª Sessão do Conselho Pleno da OABRO, estabelece um novo marco nas homenagens da Ordem rondoniense. Esta medalha agora é a mais alta comenda concedida pela OABRO e segue o princípio da Medalha Rui Barbosa do Conselho Federal, destinada a profissionais que se destacam pela excelência na prática da advocacia.

A Medalha Heitor Magalhães é uma justa homenagem a advogados e advogadas que, como Fernando Maia, deixaram sua marca na advocacia em Rondônia. É um tributo a suas contribuições notáveis para a justiça e o fortalecimento da profissão da advocacia no estado.

Heitor Magalhães Lopes foi ex-presidente da OABRO na qual é lembrado por suas realizações marcantes na história da Ordem, incluindo a aquisição da primeira sede própria e a criação de várias subseções. Sua atuação elevou a visibilidade da OABRO nacionalmente.