Página Inicial / Conselheiro federal participa do seminário Diálogos sobre a Reforma Política, em Brasília

Fabrício Jurado co participantes do evento em Brasília

Fabrício Jurado com participantes do evento em Brasília

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB), Fabricio Jurado, membro da Comissão da Reforma Política do Conselho Federal OAB, participou na última terça-feira (29), em Brasília, do seminário Diálogos Sobre a Reforma Política. O evento, promovido pela OAB nacional em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) objetiva debater a reforma do atual modelo político eleitoral do país.

Ao fazer a abertura do evento, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, defendeu a necessidade de realização de uma profunda e abrangente reforma política como ponto mais importante hoje para o desenvolvimento do Brasil, e declarou que não se pode demonizar a política e os políticos nesse processo.

“A OAB tem tido muito cuidado para não entrar na linha da demonização da política. Todos sabemos a importância da política para uma democracia. Não há democracia sem política, não há política sem políticos e o que queremos é o fortalecimento da classe política porque entendemos que isso é fundamental”, disse Lamachia.

Fabricio Jurado, conselheiro federal pela OAB/RO e membro da Comissão da Reforma Política do Conselho Federal OAB, também defende a reforma política e afirma ser um grande anseio da sociedade brasileira. “O tema é de interesse de todos nós brasileiros. Temos a oportunidade de construir uma nação mais democrática e fortalecida, de avançar política, econômica e socialmente o mais próximo dos anseios da sociedade”.

Ao longo do dia, distribuídos em quatro painéis, diversos convidados debateram temas variados da reforma política, como financiamento de campanhas, fundo partidário, cláusula de desempenho, coligações eleitorais, espaço no horário eleitoral no rádio e na TV e caixa dois.

Participaram dos debates o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, os ministros do TSE Luciana Lóssio e Henrique Neves, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros; os senadores Ana Amélia, Jorge Viana, Aécio Neves e Romero Jucá; o ministro Gilberto Kassab, os procuradores da República, advogados, magistrados, políticos, os jornalistas Fernando Rodrigues e Cristiana Lobo.