O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibilizou aplicativos para os sistemas Android e IOs, que permitirão a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral, nos pleitos que serão realizados em 2016.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destaca que neste ano de eleições municipais, mais do que nunca, os eleitores devem estar atentos às campanhas promovidas pelos candidatos. “Estas serão as primeiras eleições sob a nova legislação, onde mais do que nunca, o convencimento do eleitor deve ser baseado na defesa de ideias e propostas, sem o apelo midiático patrocinado pelas grandes corporações”.
Lamachia ainda afirmou que diante deste novo cenário, é fundamental que cada cidadão faça sua parte e, além de votar de maneira consciente, auxilie na vigilância contra a prática do caixa 2 eleitoral, que é “o germe da corrupção na política”, segundo opinou.
O secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, ressalta que a entidade zela pela dignidade da advocacia. “A Ordem dos Advogados cumpre, historicamente, um papel de luta pela cidadania, defesa da Constituição Federal e da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito. Por isso, é imprescindível que tenhamos ações para evitar toda e qualquer forma de crime, ainda mais no âmbito eleitoral em ano, justamente, de eleições”, destacou.
Além do aplicativo a OAB lançou também um hotsite com informações sobre a campanha, que também servirá de canal para o recebimento de denúncias, que serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais. O endereço é www.contraocaixa2.oab.org.br. A campanha em redes sociais usará o selo #contraocaixa2.
Se o seu aparelho usa sistema Android, clique aqui.
Se o seu aparelho usa sistema IOs (apple), clique aqui.