O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do presidente, Cláudio Lamachia, autorizou o crédito no valor de 600 mil reais para o início das obras da Subseção de Cacoal da OAB Rondônia. A liberação da verba é fruto do trabalho da bancada federal representada pelos conselheiros federais por Rondônia Elton Assis, Elton Fülber e Breno de Paula.
“O Conselho Federal irá custear a obra no valor de 1,2 milhão em duas parcelas: a primeira já agora no valor de R$ 600 mil, que será usada para o início das obras, e posteriormente, a outra parcela de valor equivalente. Nós da Seccional Rondônia estamos muito contentes em poder dar início às obras, uma vez que a nova Subseção irá beneficiar a advocacia da região de Cacoal e de todo o estado”, disse o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
Assis, que também é ouvidor nacional da Ordem, destaca que a OAB quer oferecer um espaço melhor para a advocacia, ofício representado por profissionais que realizam um trabalho essencial para o Estado Democrático de Direito. “A nova Subseção da OAB/RO de Cacoal é um anseio antigo de toda a advocacia do estado. Ela irá trazer melhorias aos nossos colegas advogados e advogadas, que atuam bravamente na defesa dos direitos dos cidadãos e, consequentemente, em prol da cidadania” destacou.
Fulber ressalta o compromisso de todo o Sistema Ordem com a advocacia rondoniense. “A liberação da primeira parcela para o início das obras da Subseção de Cacoal demonstra o compromisso e a responsabilidade da atual gestão, que tem como presidente o nosso estimado amigo, Andrey Cavalcante” afirmou Fulber, que além de conselheiro federal também é corregedor nacional-adjunto.
Outro que comemorou a liberação para o início das obras foi Breno. O advogado também é presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário. “Estamos muito felizes e honrados por termos tido a autorização para o início das obras. É a OAB/RO atuando em prol das advogadas e advogados da nossa região e do próprio estado”, salientou.
A presidente da Subseção de Cacoal, Julinda da Silva, destaca que OAB/RO, juntamente com a Subseção de Cacoal, após receber a doação do terreno e depois de realizado o projeto com trâmite na prefeitura do município, irá realizar seu grande sonho, qual seja de oferecer um prédio digno a todos os advogados que militam na comarca de Cacoal e adjacência. “É preciso ressaltarmos que contamos com mais de 400 advogados inscritos e que nossa atual sede não vem mais atendendo às necessidades dos nobres colegas. Incontroverso afirmar que a nova estrutura vai ao encontro da função republicana e essencial que o advogado exerce perante a sociedade, sendo ator indispensável na promoção da justiça, conforme constitucionalmente previsto”, destacou.
O conselheiro estadual Diógenes Nunes de Almeida Neto lembrou que a construção da sede será concretizada depois de a prefeitura ter feito a doação do terreno, atendendo o pleito da Seccional Rondônia. “Essa é uma honrosa conquista que nos foi dada pelo presidente da OAB, Cláudio Lamachia, e claro, com o apoio do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante. Comemoramos hoje mais uma vitória para a advocacia”.