O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, recebeu na terça-feira (02), o relatório final da correição no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional. A Corregedoria Geral inspecionou, entre outros itens, questões como demora no fluxo dos processos e quais os procedimentos adequados para eles, além de realizar a introdução de metas e estímulos aos membros do TED.
“A correição é feita em alinhamento as notas do Conselho Federal para verificar a celeridade na apuração dos procedimentos disciplinares em andamento, além de buscar incentivar os membros do Tribunal na realização dessa atividade”, explicou a corregedora-geral Aline Silva, que atuou juntamente com o corregedor-geral adjunto, Raimisson Miranda.
O presidente da Seccional, Elton Assis, agradeceu o emprenho dos corregedores e reforçou a importância da correição e da atuação do Tribunal. “Dentre outras atribuições, o TED é o órgão responsável por julgar as representações por infrações ético-disciplinares contra advogados, estagiários e consultores estrangeiros, o que garante a idoneidade da profissão. E a correição vem para garantir a fluidez desse trabalho em conformidade com os princípios básicos do processo administrativo disciplinar”.
José Bernardes, presidente do TED, agradeceu aos corregedores pela atuação. “A correição é uma atividade salutar e uma maneira de nos auxiliar nesses trabalhos internos, porque além de revisar, também aponta questões que merecem ser aperfeiçoadas pelos membros, diretoria e funcionários. Agradeço também a atenção que o presidente Elton Assis tem dado ao TED, na preservação da independência e liberdade de ação do Tribunal de Ética e Disciplina, e aos membros que doam o seu tempo a essa grande causa da Ordem dos Advogados do Brasil”.