Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Debate sobre reforma política é realizado na OAB/RO

Página Inicial / Debate sobre reforma política é realizado na OAB/RO

Ouça a versão em áudio

Na noite desta quinta-feira (06), foi realizado na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) uma audiência pública para debater sobre reforma política e mudanças no sistema eleitoral. Rondônia foi a segunda Seccional da OAB a promover a discussão.

O debate foi dividido em quatro eixos: participação da mulher na política, apresentado pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Elizeth Mesquita; voto distrital misto, explicado pelo conselheiro federal e vice-presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, Juacy Loura Junior; segurança das urnas eletrônicas, apresentado pelo secretário de TI do TRE-RO, Eduardo Gil Tivanello; e voto impresso e candidatura avulsa, proferido pelo doutor em ciências políticas Vinicius Miguel.

Para o presidente da OAB/RO, Elton Assis, é importante a OAB fomentar esta discussão com a sociedade, porque muitas vezes o cidadão não participa ativamente das decisões que são tomadas pelo Poder Legislativo. “Muitas mudanças que estão sendo promovidas são de interesse da população e a OAB não poderia deixar de fazer este debate. Quando propicia o debate público, a Ordem cumpre o seu papel fundamental de ser a voz da cidadania”.

Juacy Loura Junior conta que a OAB adotou os quatro eixos temáticos por serem fundamentais para o debate com a sociedade e que a reforma política está acontecendo sem as devidas discussões. “Hoje, o Brasil tem se preocupado muito com a reforma da previdência e com a reforma tributária, mas não tem tido a mesma preocupação com a reforma política, que ao meu pensar, é uma reforma que precede todas as outras, porque a política que faz com que aconteça tudo”.

“Quase a metade dos filiados a partidos políticos são mulheres. Tem tanto mulheres quanto homens e elas não se candidatam. E o que se questiona é o porquê a mulher não tem interesse? Ou ela tem interesse, mas não tem apoio? As políticas públicas de igualdade de gênero são trabalhadas?”, fala Elizeth Mesquita. Ela também informa que a representatividade feminina no Congresso Nacional mantem-se a mesma há mais de 40 anos, não atingindo 12%. “Dos 513 deputados federais, só 77 são mulheres”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone