A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), promoveu a palestra ‘Direito e Arte – Debate técnico sobre exposições artísticas no Brasil’, com o intuito de discutir o universo jurídico a partir da perspectiva da arte frente às polêmicas de exposições culturais realizadas recentemente. A atividade contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).
A iniciativa foi ministrada pelo procurador da República e procurador Regional dos Direitos dos Cidadãos em Rondônia (MPF), Raphael Beliváqua; pelo cientista social, Bruno Puccinelli; pela advogada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual (CDS), Marília Benicansa; e pelo poeta Elizeu Braga.
Segundo o diretor-geral da ESA/RO, Vinícius Lemos, discussões sobre arte estão mais atuais do que nunca e é importante participar. “Precisamos estar constantemente atualizados sobre os mais diversos assuntos que norteiam nosso país, e arte está num grande tópico atualmente. Um dos principais objetivos da Escola é promover a qualificação dos advogados e advogadas do estado, e por meio de eventos desse tipo, conseguimos desenvolver a educação continuada”, ressalta.
“Sempre apoiaremos discussões que abordem qualquer tipo de diferença ou de diversidade em uma sociedade, e na arte temos um leque muito amplo como a música, literatura, cinema, artes plásticas, que nos permitem refletir sobre a realidade social”, comenta Marília Benicansa, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO.