Página Inicial / Dia Mundial do Braille: Comissão dos direitos das pessoas com deficiência da OAB-RO fala sobre a importância de políticas públicas

O Dia Mundial do Braille começou a ser comemorado em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que escolheu a data 4 de janeiro para homenagear o aniversário do francês Louis Braille, que foi criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual.

A data também foi instituída para sensibilizar a sociedade sobre a relevância de assegurar todas as formas de inclusão de deficientes visuais também na escrita e principalmente no acesso aos livros.

Sobre a realidade em Rondônia, a comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência da OAB-RO, participa de diversos eventos, pautas, reuniões e audiências públicas com a finalidade de cobrar que sejam implantadas políticas públicas de inclusão, não apenas para as pessoas com deficiência visual ou de baixa visão, mas de todas as pessoas com deficiência no modo geral.

De acordo com o presidente da comissão Peterson lima, a Ordem dos Advogados está sempre de portas abertas, por meio do portal da ouvidoria para receber as denúncias: “Dia 4 de janeiro, é uma data muito importante para todos aqueles que lutam por igualdade de direitos e aplicação do que já está estabelecido no ordenamento jurídico nacional”.

O advogado Robson Luiz Gonçalves de Souza, que é pessoa com deficiência, cega, e também membro da comissão, explicou qual a importância do braille no dia a dia: “Nós podemos ler caixas de remédios que tem os sinais de braille, podemos ler a porta do elevador, os números do elevador, podemos digitar em teclados de sistemas digitais com símbolos de braille e ainda faço tudo que você possa imaginar no computador através de programas”, e diz ainda que somente através de políticas públicas essa realidade por ser mudada.

Dia do Braille é uma oportunidade de ganhar visibilidade e dar o devido valor e ressaltar, todo ano, a importância de utilizar o Braille na comunicação. Por isso, o site da OAB-RO é o caminho entre o cidadão e a Ordem dos Advogados do Brasil, basta acessar: ouvidoria.oab-ro.org.br. Para o presidente da comissão, uma data que merece principalmente reflexão: “A importância do braile para os brasileiros com baixa ou nenhuma visão, é de extrema importância e estes possam ler o mundo da mesma forma que as pessoas que possuam plena visão conseguem”, completa.