Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Direito Tributário figura segundo painel na Sala Rui Barbosa

Página Inicial / Direito Tributário figura segundo painel na Sala Rui Barbosa

Organizada pela OAB Rondônia, Escola Superior de Advocacia (ESARO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), a XIV Conferência da Advocacia de Rondônia, iniciou nesta quarta-feira (09) e trouxe debates sobre diversas modalidades do Direito, diante do tema central “Advocacia em Tempos de Reformas”.

No período da tarde, na sala Rui Barbosa, o painel de Direito Tributário contou com os  conselheiros seccionais, Herbert Wender Rocha, como presidente de mesa e Valter Carneiro, como mediador.

O procurador tributário da OAB Nacional, Luiz Gustavo Bichara, abriu as palestras com o tema “Perspectivas sobre a Reforma Tributária”, e destacou as três propostas de reforma tributária que estão em pauta no cenário nacional: a PEC 45, que propõe a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) único que teria uma alíquota alta e paritária para todos os setores. A PEC 110, que estabelece um IVA individual, dividido entre estado e União, e que oferece uma maior flexibilidade para o governante trabalhar isenções com insumos. E o Projeto 3887, que embute a revogação do recolhimento de PIS e Confis cumulativo, e para a advocacia, causaria um aumento imediato de 3,5% para 12% no valor do imposto a ser pago no exercício da profissão. Para ele, a reforma é bem-vinda, mas o debate tem que ser feito as claras de forma a propiciar aos contribuintes um conhecimento real sobre o aumento de carga tributária, especialmente para prestadores de serviço.

O coordenador científico da Conferência, mestre e doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão Nacional de Direito Tributário da OAB, Breno Dias de Paula, falou sobre o tema “Responsabilidade Tributária e Grupos Econômicos”. Para ele, tudo é possível em razão da suposta simplificação dos impostos que essas Reformas pretendem. A complexidade do sistema hoje está nas mãos dos próprios interpretes e não na Constituição. A solidariedade, ou seja, a multiplicidade de pessoas em um dos polos da relação jurídico tributária veio para dar segurança jurídica às relações jurídicas e confiabilidade no sistema. Porém, o que se vê é uma irresponsabilidade quando se utilizam o instituto, que é uma exceção, como regra geral, pois quase todos os autos de infração, em face de planejamento tributário do Carf, vêm com a responsabilidade tributária de todos os sócios e gestores com arrolamento de bens .

Igor Mauler Santiago, também coordenador científico da Conferência, mestre e doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Comissão Nacional de Direito Tributário da OAB, tratou do tema “Processo Tributário”. Ele destacou que é preciso pensar na reforma do processo, pois não adianta mudar a lei e continuar com a atual forma de aplicação do Direito Tributário, pois ela aplica sanções díspares. A reforma pode facilitar a vida da advocacia, dos contribuintes e aprimorar as instituições. Em sua ideia, a OAB poderia propor uma lei complementar em um modelo inspirado nos Tribunais de Contas dos Estados, que julgam as contas dos estados e dos municípios, com a devida criação de uma estrutura que atenda aos parâmetros.

A procuradora-chefe da Fazenda Estadual de Pernambuco, Fernanda Braga, tratou do tema “Política Fiscal e Gênero”, e descreveu que o Direito Tributário é um instrumento de concretização e implementação de políticas públicas e que pode ajudar na redução da desigualdade e no tratamento igualitário entre homens e mulheres. A procuradora detalhou dados nacionais a respeito dessas desigualdades, como uma maior concentração de renda nas mãos dos homens; a remuneração das mulheres ser 30% menor que a dos homens, mesmo tendo média de maior qualificação; além de existir maior tributação para produtos majoritariamente femininos que nos masculinos.

 

XIV Conferência da Advocacia de Rondônia

Data: 09, 10 e 11 de dezembro

Inscrições, transmissão e programação completa: http://conferencia.oab-ro.org.br/

Com certificado de participação na conferência

Cadastro gratuito e inscrições limitadas

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone