A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) realizou, na última quinta-feira (6), a “Mesa Redonda sobre Direitos às pessoas com deficiência”, com o objetivo ampliar oportunidades para a inserção, mobilidade e empregabilidade das pessoas com deficiência, no âmbito do município de Porto Velho, criando condições para o pleno exercício de sua cidadania.
O evento foi promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com apoio da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
No encontro, foram abordados os temas Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Benefícios de Prestação Continuada (BPC), Formas, efetividade e dificuldades do Estado com relação ao atendimento das PCD´s, apresentados por representantes da Comissão da OAB/RO, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“A comissão tem como principal missão prestar serviços de assistência à pessoa portadora de deficiência no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, informando cada vez mais sobre seus direitos,” enaltece Wanderluce da Silva, membro da comissão CDPD.
Ao final das palestras, foi aberta a “Tribuna Livre” para manifestação e depoimentos dos participantes. Em seguida, concedido um espaço para “perguntas e respostas” entre os participantes e os palestrantes. Presidindo a mesa a representante da Apae Educadora, Érica Souza, com a participação da membro da CDPD, Wanderluce da Silva; da diretora da Apae Educadora, Julsira Almeida; da palestrante e técnica do Centro de Reabilitação do Município de Porto Velho, Dariangley da Silva; da palestrante e psicóloga da rede de Cuidados da pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); e da palestrante e chefe de núcleo da Secretaria Estadual da Assistência Social (Seas), Patrícia Nienow.