A OAB Rondônia recebeu uma comissão de delegados da Polícia Civil na última segunda-feira (24/07) para conhecer um conjunto de soluções para melhorar o atendimentos população considerando a defasagem de efetivo nas delegacias em todo o estado. O encontro aconteceu na sede da Seccional em Porto Velho.
O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, destacou que essa visita representa uma oportunidade única para uma colaboração conjunta entre as instituições, com o objetivo de proporcionar serviços mais eficientes de segurança pública. “Conhecemos hoje esse projeto da Polícia Civil que, conforme explicado, permitirá uma integração mais profunda e sinérgica entre as instituições, garantindo o respeito às prerrogativas da advocacia e dinamizando as ações de segurança pública no estado”, esclarece o presidente.
Durante a discussão do projeto, foi abordada a possibilidade de estabelecer um escritório corporativo no âmbito da Polícia Civil, visando aprimorar a troca de informações e agilizar os processos. O delegado André Roberto Lima de Sousa Carli, representante do Conselho Superior de Polícia Civil (Consupol), explicou que a proposta foca em agilizar os atendimentos da advocacia com sua clientela em casos de prisões em flagrante nas delegacias e Unisp do estado. “Para atender todas as demandas das delegacias, pretendemos instaurar um acesso online, onde um delegado de plantão irá atender os casos em flagrante a qualquer hora do dia e da noite”, esclarece o delegado.
Márcio Nogueira enfatizou a importância da Polícia Civil em avançar tecnologicamente para enfrentar os desafios da atualidade, proporcionando maior eficácia em suas ações. “Para a OAB Rondônia, essa iniciativa é vista como um passo significativo para melhorar o serviço para a população. No entanto, é preciso assegurar o respeito às prerrogativas da advocacia e a presença dos delegados nas comunidades em que atuam, reforçando o sentimento de justiça tão importante para a cidadania”, comenta.
Os delegados reforçaram o compromisso da polícia em inovar e avançar tecnologicamente para melhorar a segurança em Rondônia. O delegado Cristiano Lopes também ressaltou que o diálogo entre as instituições permitirá encontrar soluções conjuntas para os atendimentos de plantão em casos de prisões em flagrante. “Estamos buscando mecanismo para trabalhar em projetos inovadores para segurança pública no estado, com o comprometimento mútuo em busca de uma justiça mais ágil, eficiente e moderna”, comenta o delegado Cristiano Lopes.
Na reunião, estiveram presentes os delegados André Roberto Lima de Sousa, diretor do Consupol, José Marcos e Cristiano Lopes, o desembargador Gilberto Barbosa, além de representantes da OAB Rondônia, como a secretária-geral Aline Silva, o diretor-tesoureiro Marcos Donizetti Zani, a ouvidora adjunta e conselheira seccional Iarlei Ribeiro, o presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas (Comacrim), João Bandeira, e o gerente geral Alex Texeira.