A Comissão da Mulher Advogada da OAB Rondônia realiza neste sábado (20) o evento “Do Roxo ao Rosa – Defesa Pessoal Para Elas”, com o educador físico Francisco Junior Sampaio Nogueira, das 16h às 18h, no Studio Sampaio Trainer, em Porto Velho. A oficina faz parte das atividades do Agosto Lilás, mês em que se combate mais enfaticamente a violência contra a mulher.
Segundo Ana Paula Soares, presidente da CMA, toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres. “Esse é o nosso slogan da campanha neste mês e queremos ajudar outras mulheres a se defenderem, pois é inadmissível que tantas mulheres ainda sofram a violência, de qualquer forma”, diz.
Além deste, outros eventos já estão sendo realizados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO). No início do mês, ao aderir a campanha, a sede da Seccional passou a utilizar luzes na cor lilás na fachada, durante a noite.
A Seccional também aderiu à campanha nacional e esteve presente no lançamento em Brasília. “É um mês em que costumamos intensificar as campanhas de conscientização pelo fim das agressões físicas e psicológicas praticadas contra as mulheres e precisamos do envolvimento de toda a sociedade. Por conta disso, estamos em sintonia com a Comissão Nacional da Mulher Advogada e neste mês vamos debater a violência de gênero na política”, conta.
O evento vai ocorrer no dia 30 de agosto, no auditório da OAB. Será um ciclo de Palestras e Debates sobre a Importância da Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, tendo como convidados Héverton Aguiar (Promotor de Justiça do Núcleo de Violência Contra a Mulher da 36ª Promotoria de Justiça do MP-RO); Flávia Shimizu (Promotora de Justiça do Núcleo de Violência Contra a Mulher da 36ª Promotoria de Justiça do MP-RO); Leticia Cury (Professora de Direito Penal) e Rosilei de Lima (Diretora da Academia da Polícia Civil de Rondônia). Já o Combate à Violência de Gênero na Política terá como palestrante José Vitor Costa Junior (Juiz Eleitoral Substituto junto ao TRE/RO.
Agosto Lilás
O Agosto Lilás nasceu em 2016 em comemoração aos dez anos da já conhecida Lei Maria da Penha, que busca proteger mulheres vítimas de violência. As iniciativas destacam a importância da mulher não se calar e reforça que ela está amparada pela Lei.