Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia, foi um dos painelistas no primeiro dia da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que teve inicio na segunda-feira (27/11), na Expominas, em Belo Horizonte. Mais de 20 mil advogados e advogadas estão presentes. De Rondônia, a comitiva tem mais de 100 integrantes.
Em sua fala, Márcio Nogueira trouxe à discussão a preocupação e os desafios impostos pelas fake news, destacando a relevância, especialmente no contexto das eleições.
O líder da advocacia rondoniense foi incisivo ao apresentar a necessidade uma abordagem regulatória no ambiente democrático, considerando a atual realidade de uma nas redes sociais. A discussão envolveu a análise das fronteiras entre a liberdade de expressão legítima e os abusos, incluindo discursos de ódio que ameaçam ou retiram direitos de grupos ou indivíduos.
“A advocacia, enquanto guardiã dos direitos e valores fundamentais da sociedade, possui a responsabilidade de enfrentar as fakes news. É importante que todos os setores da sociedade, juntamente com a advocacia, desempenhem um papel ativo na promoção de uma comunicação mais ética e responsável”, destacou Márcio Nogueira.
No contexto eleitoral, frisou Márcio, a discussão sobre fake news ganha uma dimensão ainda mais crítica, pois a disseminação de informações falsas pode influenciar negativamente o processo democrático do país, além de fomentar ainda mais os discursos de ódio, que são acompanhados diariamente nas redes sociais.
Além da advocacia, a conferência reune desembargadores, professores, advogados e especialistas jurídicos.