Na manhã desta segunda-feira (11), representantes das empresas Web Voto e The Perfect Link – responsáveis, respectivamente, pelo sistema de votação online e pela auditoria do processo nas eleições da OAB Rondônia 2024 – promoveram uma reunião com candidatos, representantes e a Comissão Eleitoral para detalhar o funcionamento do sistema e garantir a confiabilidade do processo.
André Lourenço, da Web Voto, fez uma demonstração do sistema, explicando desde a emissão da zerésima (documento que atesta o início com zero votos) até o login e a autenticação em dois fatores ou via token (A1 e A3). A demonstração incluiu ainda o processo de apuração dos votos, com ênfase na transparência e segurança do sistema.
Os representantes das chapas, tanto da Seccional quanto das Subseções, puderam esclarecer dúvidas diretamente com os responsáveis, abordando temas como a integridade dos votos e as garantias de sigilo e confidencialidade.
Além disso, foi informado que, no dia da eleição – próxima segunda-feira, 18 de novembro –, uma equipe de mesários estará de plantão na Seccional e nas Subseções para auxiliar advogados que tenham dificuldades de acesso ao sistema. Em casos de necessidade, o mesário poderá realizar a identificação do eleitor e permitir que ele vote em um computador dedicado exclusivamente à votação.
Para votar presencialmente, os advogados deverão apresentar um documento de identidade funcional ou CNH. O mesário preencherá um documento de habilitação necessário para a auditoria, e o eleitor poderá votar com sigilo assegurado pelo sistema.
Para os advogados que votarem em suas Subseções, o sistema permite que, com um único login, realizem a votação tanto para a diretoria da Seccional quanto para a diretoria da Subseção. Ao final, será emitido um comprovante de votação, que poderá ser impresso ou salvo no computador pessoal de cada eleitor.
O resultado das eleições está previsto para ser divulgado em até uma hora após o encerramento do pleito, garantindo agilidade e transparência no processo eleitoral da OAB Rondônia.
Também presente, Fernando de Pinho Barreira, da The Perfect Link, apresentou a história da empresa e garantiu a confiabilidade no sistema de votação, esclarecendo que a auditoria a ser realizada deverá confirmar o resultado das eleições.