Página Inicial / Elton Assis destaca atuação profissional e futuros desafios dos novos dirigentes do TJ durante posse

O presidente da OABRO, Elton Assis, destacou qualidades profissionais e pessoais dos desembargadores Marcos Alaor Diniz Granjeia, Osny Claro e José Antônio Robles, na sexta-feira (10), durante a Sessão Solene de Posse Biênio 2022-2023 do Tribunal de Justiça de Rondônia. Os desembargadores foram empossados nos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor geral de Justiça, respectivamente.

Na mesma solenidade, foram empossados também os desembargadores Raduan Miguel Filho, como diretor da Escola da Magistratura de Rondônia; e a juíza Karina Sobral, como vice diretora.

Antes, porém, Elton Assis parabenizou a gestão que chega ao fim, capitaneada pelo desembargador Kyochi Mori, com a vice-presidência da desembargadora Marialva Henriques Daldegan Bueno e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valdeci Castellar Citon. “A história deste Tribunal está marcada pela gestão de Vossas Excelências. Desejo que prossigam em vossas carreiras sempre com a eficiência e a retidão que os guiaram o Poder Judiciário neste biênio que está encerrando”, disse.

Dirigindo as palavras aos empossados para a gestão 2022-2023, o presidente da OABRO enalteceu a carreira acadêmica do desembargador Marcos Alaor, enquanto professor da Universidade Federal de Rondônia, e a vasta experiência como advogado, “tendo figurado nas fileira do Conselho Seccional da OAB Rondônia e também dado sua contribuição ao Estado na condição de advogado público, o que lhe possibilita uma visão multifacetada entre as diversas carreiras jurídicas que estão efetivamente envolvidas na prestação jurisdicional”.

Em seu discurso, Elton Assis, que é conselheiro federal eleito da OAB para a gestão 2022-2024, positivou que o desembargador Osny Claro reúne todas as qualidades necessárias para desempenhar as atribuições da vice-presidência. Do mesmo modo, José Antônio Robles. “Sempre tão educado, gentil e atencioso. São inúmeras as demonstrações que Vossas Excelências deram acerca de suas múltiplas capacidades enquanto membros singulares deste Egrégio Tribunal”.

Antes de encerrar, o presidente Elton Assis chamou a atenção para o momento de pandemia ocasionado pela covid-19 e destacou que é “inconteste que a curva tecnológica pela qual passa toda a nossa geração enveredou por todos os aspectos de nossas vidas.”

E acrescentou que “o direito não passa infenso à essa verdadeira revolução tecnológica. As relações sociais foram e são profundamente alteradas pela tecnologia. A implementação de soluções tecnológicas, capaz de otimizar serviços judiciários e facilitar o processo decisório, mirando uma aplicação do Direito mais justa e efetiva não dispensa monitoramento e avaliações periódicas”.

Citando a Resolução 332 do Conselho Nacional de Justiça, Elton Assis frisou que os novos gestores do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadores Marcos Alaor e José Antônio Robles, e suas cúpulas administrativas “terão no horizonte a incumbência de promover o desenvolvimento sustentável da Justiça em Rondônia, certamente avançando na utilização das ferramentas tecnológicas e velando pela irrestrita observância dos direitos e garantias fundamentais previstos em nosso ordenamento jurídico”.

Elton Assis estava acompanhado o tesoureiro da OAB e conselheiro federal eleito, Fernando Maia, e do presidente da Subseção Cacoal, Diógenes Almeida.