A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última semana, visitas institucionais às Justiças Estadual, Trabalhista e Federal, e Ministério Público do município, para divulgar a campanha “Vilhena Cor de Rosa”, em alusão ao movimento Outubro Rosa – mês oficial da luta contra o câncer de mama. Com a finalidade de alertar toda a comunidade de Vilhena, a CMA também adotou a iluminação com a cor rosa na Subseção, e em fachadas de prédios públicos e privados.
Na oportunidade, as integrantes da CMA de Vilhena realizaram a entrega de laços cor de rosa, panfletos e cartazes educativos para servidores, magistrados e jurisdicionados presentes. O material impresso contém informações sobre os principais sinais e sintomas da doença e orientações de como fazer o autoexame da mama.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enaltece a iniciativa. “É muito importante a participação da OAB em alertar a população sobre os cuidados periódicos necessários à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente o público feminino. Parabenizo a todos os envolvidos por essa bela atuação em favor da saúde pública”.
Segundo o presidente da Subseção, Estevan Soletti, a ação incentiva a prevenção do câncer de mama não só às advogadas, mas a todas as mulheres. “As ações da Ordem têm reflexo direto não apenas no meio jurídico, e sim em toda a população, dada a grande tradição da entidade e seu papel institucional de zelar pela cidadania”, salienta.
A integrante da CMA Vilhena, Pamela Abdalla, explicou a importância da iniciativa. “É uma forma de estimular o cuidado com a saúde e a prevenção a esta doença, que, infelizmente, possui índices altíssimos na população feminina”, diz.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Renata Fabris, enaltece a iniciativa da Comissão de Vilhena. “Ao fomentar a realização desses debates práticos e profícuos, a OAB exerce seu papel de guardiã da cidadania, e contribui para a promoção da conscientização da população para o combate e prevenção ao câncer de mama”, pontua.
Segundo destaca Pamela Abdalla, de acordo com o Instituto do Câncer (Inca), o Brasil teve cerca de 57.960 casos de câncer de mama (dados de 2016), e cerca de 14 mil mortes (dados de 2013). O diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média, e 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes.
Já aderiram à campanha em Vilhena: Fórum Cível; Fórum Federal; Prefeitura; Ótica Sol; Fernando Volpini Advogado; Delegacia Especializada de Defesa da Mulher; Cerâmica Santo Augusto; Atacadão do Sorvete; Floripa; Sicoob; Fisk; Charlton & Grabner Adv Associados; Katia Costa Teodoro Advocacia; Brambila & Leonardo Advogados Associados; Ronieder da RT Advogados; Guedes&Batista Advogados Associados; Eliane da Back Advocacia; Advogada Bruna; Advogada Marcia Carvalho Pereira; Junqueira e Ueda Advogados Associados; Papelaria Central; Korb Iluminação; Centro de Treinamento Júnior Oliveira; Cartório de Imóveis de Vilhena; Advogada Iracema Martendal Cerrutti; Rádio Onda Sul FM; Rádio Positiva FM; e Integra Ambiental.