Página Inicial / Em Buritis, respeito às Prerrogativas e defesa dos Direitos Humanos marcam os discursos

Na noite desta quarta-feira (27), tomou posse a nova Diretoria da Subseção de Buritis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em solenidade no plenário da Câmara Municipal. Considerando o cenário de carências sociais do município especialmente em função dos altos índice de violência, gravidez na adolescência, incidência de uso de drogas entre jovens e adolescentes e pelo volume de processos – mais de nove mil tramitam atualmente em apenas uma entrância –na Comarca, o principal mote dos discursos foi o acesso a Justiça, a defesa das prerrogativas dos advogados e o respeito aos Direitos Humanos.

O Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, que conduziu os trabalhos da mesa, ratificou todo apoio da entidade para ajudar a mudar a realidade de Buritis em parceria com a sociedade que se fazia representada pelos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e entidades civis que estavam no evento. “Venham se integrar nessa causa, contamos com o a participação dos senhores para que juntos possamos conquistar uma sociedade mais justa”.

Andrey garantiu que vai se empenhar junto ao Judiciário rondoniense para buscar melhorias na prestação jurisdicional e salientou que a OAB/RO jamais compactuou e jamais vai compactuar com qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos. Para tanto reestruturou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos que já vem desempenhando um excelente trabalho na defesa dos mais vulneráveis socialmente e alertou que não haverá distância que impeça uma atuação firme da Ordem no sentido de lutar pela igualdade de direitos e pela pessoa humana. “Vamos nos manter firmes nessa luta para atender os mais necessitados, seja onde for. E sei teremos aqui em Buritis um braço forte nessa luta na pessoa da nossa Presidente empossada e dos demais membros desta Diretoria”.

No mesmo sentido, reafirmou o apoio da entidade a uma das grandes causas defendidas pelo Conselho Federal que é a aprovação do projeto de lei que criminaliza as prerrogativas. De acordo com o projeto, os Conselhos Seccionais poderão solicitar ao Delegado de Polícia competente a abertura de inquérito policial por violação das prerrogativas dos advogados.

A Presidente empossada, Ledi Buth, lembrou das importâncias sociais da OAB, que incluem a disciplina, defesa da atuação dos advogados e a defesa da Constituição, da ordem jurídica, dos direitos humanos e da justiça social. “Estaremos atentos para que os direitos e garantias da profissão sejam respeitados, lembrando, a quem precisar que o advogado é indispensável à administração da Justiça. Denunciaremos qualquer violação aos direitos humanos, buscando para que esta expressão deixe de ser apenas um conceito abstrato em nossa sociedade”, pontuou com firmeza.

Completando ela afirmou que a OAB da Subseção assume o compromisso de uma intensa participação junto à comunidade, aliando-se aos poderes constituídos, bem como às instituições representativas da sociedade civil, sempre que o interesse for a melhoria das condições para uma prestação jurisdicional condizente com a importância da Comarca. “Contem com o nosso trabalho em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Contem com a Ordem dos Advogados do Brasil!”, finalizou.

O ex-presidente da Subseção, Tesoureiro empossado, Ademir Adur, reforçou que OAB de Buritis estará em boas mãos, pois a Doutora Ledi tem se mostrado uma verdadeira defensora dos direitos dos advogados e dos cidadãos. Aproveitou para agradecer a presença do Presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, em Buritis, numa clara demonstração de que sua gestão será voltada para todos os advogados do Estado, sem qualquer tipo de discriminação.

Junto com Ledi Buth, tomaram posse Alceu Scoparo Filho, como Vice-Presidente, José Martinelli, como Secretário-Geral, Alberto Biaggi Netto como Secretário-Adjunto e Ademir Guizolf Adur, como Tesoureiro.

Estiveram presentes também a posse, o Secretário Geral da Seccional OAB/RO, Michel Barros, o Diretor Tesoureiro da Seccional, Fernando Maia, o Juiz de Direito da Comarca, Luis Marcelo Batista Silva, o Vice-prefeito Odeir Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Reinaldo Silvestre de Souza, o Comandante Costa do Corpo de Bombeiros, demais representantes de entidades civis, imprensa e advogados da região.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa