A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), promoveu, na última semana, em Porto Velho, o “Seminário de Orgulho LGBT”.
Durante o evento, houve palestras sobre “Estupro corretivo e lesbofobia”; “Masculinidade tóxica nas relações homoafetivas”; “Invisibilidade bi”; e “STF e a criminalização da transfobia”.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, comenta que a comunidade LGBT se torna alvo para todo o tipo de coação, entre elas, a discriminação. Com isso é necessário mudar esse cenário. “Parabéns à Comissão pela iniciativa, pois a Ordem apoia toda e qualquer ação que respeite a defesa da liberdade “.
Fazendo a abertura do seminário, o secretário-geral da Ordem e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Márcio Nogueira, destacou que a OAB sempre esteve na vanguarda da defesa da liberdade. “Já passou da hora de avançarmos como sociedade para uma dimensão de cidadania em que acolhemos e valorizamos ser quem se é”, disse.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional Rondônia, Cássio Vidal, salientou que o evento conclamou a comunidade em geral a vir dialogar sobre essas questões tão importantes nos dias de hoje. “Entendemos que nosso papel neste contexto é estimular o respeito e o debate de ideias, a fim de promover a dignidade humana plena e a possibilidade de um viver feliz”.