A construção do parlatório no presídio Central de Ji-Paraná foi a pauta da reunião virtual que ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) e a Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia (Sejus). A implantação do parlatório tem o objetivo de proporcionar maior conforto e privacidade para os atendimentos dos advogados aos seus clientes.
Durante a reunião, ficou assegurado à OAB Rondônia que o espaço destinado ao parlatório já está reservado. “Identificamos uma área apropriada para a instalação deste parlatório e a obra poderá iniciar já na próxima semana”, enfatizou o secretário da Sejus, Marcus Rito.
O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, destacou que a ideia é implantar parlatórios em todo o estado. “‘A ação é colaborativa para que tenhamos um atendimento digno à advocacia, com isso, estaremos cumprindo juntamente com a Sejus, com a nossa função de defender a cidadania”.
“Hoje este atendimento com o cliente está sendo feito de maneira inapropriada, não é certo com a advocacia e com o custodiado. O espaço é um desejo antigo da advocacia criminalista Ji-Paranaense, que será realizado”, ressaltou a vice-presidente da OABRO, Solange Aparecida.
Ainda na oportunidade, foi apresentado o novo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da OAB Rondônia, Felippe Pestana, que destacou a importância do contato direto com as unidades prisionais. “Um dos gargalos que temos é a relação de atendimento aos advogados dentro das unidades. Por vezes enfrentamos algumas dificuldades, por isso precisamos estabelecer uma linha de comunicação mais direta, entre os diretores e a Comissão”, explicou.