Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Em sessão, Conselho Seccional da OAB/RO debate e aprova criação de dez comissões

Página Inicial / Em sessão, Conselho Seccional da OAB/RO debate e aprova criação de dez comissões

A criação de dez comissões foi autorizada pelo Conselho Seccional da OAB/RO. São elas: Comissão de Direito Empresarial e dos Negócios; de Segurança Pública; de Juizados Especiais; de Estudos de Recuperação Judicial e Falência; de Holding; de Saneamento Básico; de Direito Condominial; de Juristas Evangélicos e Cristãos; Especial de Planejamento e Governança Estratégica; e de Direito de Trânsito e Transportes.

Segundo o presidente Márcio Nogueira, as comissões são propostas por profissionais inscritos no Sistema Ordem e levadas à apreciação do Conselho Seccional, que aprova ou rejeita a criação. “Neste caso, tivemos a proposição de criação dessas dez comissões, que foram amplamente discutidas e aprovadas pelos conselheiros seccionais. A partir de agora, elas devem ser estruturadas para que sejam iniciados os trabalhos”, disse o presidente da Seccional Rondônia.

COMISSÃO DE DIREITO EMPRESARIAL E DOS NEGÓCIOS – proposta pelo advogado Domingos Sávio Neves Prado, com relatoria de Ana Paula De Lima Fank, o requerimento de criação da comissão apresentou como justificativa o fomento das discussões na OAB/RO de temas contemporâneos relacionados ao Direito Empresarial e à Advocacia Corporativa, bem como a difusão de conhecimentos relacionados ao tema através de grupos de estudos, programas, palestras, eventos e outros.

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA – proposta por Fernando Albino Do Nascimento, a comissão tem Como podemos perceber SEGURANÇA PÚBLICA NÃO É SÓ UM CASO DE POLICIA. E ciente que a função mais importante da OAB não está em seu papel corporativo, mas sim, em seu papel de instituição guardiã da ordem constitucional e democrática, de representação da sociedade civil e de defensora da cidadania e dos direitos humanos, entendo ser pertinente e de alta relevância social e institucional a criação da Comissão de Segurança Pública, votando assim, pela criação da Comissão aqui discutida.

COMISSÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FALÊNCIA – proposta por Jeverson Leandro Costa, relatado por Catiene Magalhães de Oliveira Santanna. Em seu escopo, traz como justificativa para criação, além da relevância do tema e do aprofundamento do estudos sobre o tema, aproxima a OAB/RO ao empresariado rondoniense, as diversas entidades representativas dos setores industriais, comercial e de terceiro setor, além de integralizar ainda mais os advogados do Estado.

COMISSÃO DE HOLDING – proposta por Lenine Apolinário de Alencar, relatada por Leíse Prochnow Mourão, que destacou em seu parecer que, com a criação da Comissão Especial de Holding, serão alinhadas as estratégias e planos da Seccional Rondônia com as inovações da advocacia. A comissão objetiva capacitar e orientar os advogados e advogadas atuantes nessa nova seara, a fim de proporcionar maior segurança e poder de decisão para com seus clientes.

COMISSÃO DE SANEAMENTO BÁSICO – proposta por Sérgio Abrahão Elias, com relatoria de Éder Junior Matt, a criação da comissão justifica-se por ser o saneamento básico matéria de responsabilidade de todos e dever do Estado. Por conta disso, a participação de maneira contundente da Ordem dos Advogados do Brasil em ações públicas para promoção, inclusive da saúde pública, através da correta gestão de resíduos, acesso à água potável e tratamento e coleta de esgoto, se faz necessária por meio de uma comissão específica para representar a OAB Rondoniense perante os órgãos e a sociedade.

COMISSÃO DE DIREITO CONDOMINIAL – proposta por Tiago Barbosa de Araújo, com relatoria de Nelson Sergio da Silva Maciel Junior, a criação da comissão baseou-se no forte crescimento da modalidade em Rondônia, além de seguir as estratégias de aperfeiçoamento da Seccional Rondônia. Para o relator, o número crescente de condomínios influi diretamente no aumento de problemas do convívio humano acabam, gerando conflitos como, por exemplo: inadimplência de taxa condominial; litígios entre vizinhos; assembleias de condôminos, além da parte administrativa de constituição de um condomínio, necessidade de assessoria entre outros.

COMISSÃO ESPECIAL DE JURISTAS EVANGÉLICOS E CRISTÃOS – proposta pelo conselheiro seccional Douglas Wagner Codignola, com relatoria de Estefania Souza Marinho, o pedido de criação da comissão se baseou na portaria nº 718/2021 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a qual criou a supramencionada comissão, em 30 de novembro de 2021. Em seu voto, a relatora citou a Constituição Federal que, em seu artigo 5º, inciso VI, assegura a inviolabilidade, a liberdade de consciência e de crença e o livre exercício dos cultos, com total proteção do Estado.

COMISSÃO ESPECIAL DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E GOVERNANÇA ESTRATÉGICA E DE PROJETOS – proposta pelo conselheiro federal Elton Assis e relatada por Michel Mesquita da Costa. A criação da comissão ocorre para dar cumprimento ao disposto no provimento 185/2018 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, alinhar estratégias e planos da Seccional Rondônia com as diretrizes e metas do Conselho Federal da OAB. Ainda, com o propósito de orientar, sugerir, alinhar e nivelar conhecimentos.

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO DE TRÂNSITO E TRANSPORTE – proposta pelo advogado Eduardo Mamani Ferreira com relatoria de Alex Fabian de Melo Andrade, a comissão tem a finalidade de atuar nos temas de interesse da advocacia e da cidadania, retirando a OAB/RO de mera espectadora para atuar de forma proativa na relação com os órgãos de trânsito do Estado, buscando acima de tudo o respeito às prerrogativas da advocacia.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone