Página Inicial / Emoção e comprometimento marcam última entrega credenciais de 2023 a novos profissionais

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) foi marcado por momentos de emoção com a entrega de 40 novas credenciais a novos advogados e advogadas da Ordem. A solenidade foi a última de 2023 e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.

No Dia da Mulher Operadora do Direito, a vice-presidente Vera Paixão conduziu a cerimônia, destacando a força da mulher advogada, mencionando lideranças femininas dentro da Ordem e enfatizando o compromisso de cada um dos novos profissionais. “Hoje é o início da jornada profissional de cada um presente. Ao realizarem o juramento e receberem suas credenciais, todos estarão se comprometendo a defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e os direitos humanos. Sintam-se acolhidos em sua nova casa”, destaca Vera Paixão.

A advogada Joselia Valentim da Silva foi a paraninfa da cerimônia, abordando temas como o amor à advocacia, ética profissional e o papel da mulher advogada. Suas palavras foram aclamadas por todos presentes. “A força da mulher na advocacia pela valorização humana está alinhada com a legitimidade constitucional da igualdade. Somos a mudança que reflete uma transformação nos rumos da advocacia ao longo dos anos”.

Vera Paixão, juntamente com a secretária-geral, Aline Silva, entregaram à paraninfa o Certificado de Homenagem, gesto que simboliza o reconhecimento da Ordem e a gratidão pela contribuição que a advogada Joselia Valentim da Silva tem realizado ao longo de sua carreira como advogada. A paraninfa, emocionada, destacou o papel das mulheres que têm ocupado espaços de destaque na OABRO.

O orador da turma, Bruno D’lucas, enfatizou a dedicação que a Ordem tem conduzido aos advogados e advogadas, lembrou de sua experiência como estagiário credenciado à Ordem e presidente de Subcomissão Universitária da Jovem Advocacia. “Aprendi como a OABRO trabalha para a unificação e crescimento de toda uma classe. Tive a missão honrosa de estar à frente com outros advogados em projetos como o I MOOT. Agora, como advogado, pretendo me dedicar ainda mais para fortalecer a advocacia de Rondônia”.

Entre os novos advogados credenciados está Romário Queiroz Silva e Silva, que, após 10 anos de trabalho nas usinas de Porto Velho, conquistou sua credencial de advogado. Ele também já carpinteiro e motorista. “Cheguei da cidade de Primavera do Oeste, Mato Grosso, com a experiência como auxiliar de motorista. Lutei muito para chegar a realizar este sonho. E agora que cheguei aqui, tenho muito mais a conquistar”, comenta emocionado.

Além da vice-presidente da OABRO, Vera Paixão, estiveram presentes no evento a secretária-geral, Aline Silva; a secretária-geral adjunta, ouvidora-geral e corregedora-geral, Larissa Rodrigues; o diretor tesoureiro, Marcos Zani, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Glória Chris Gordon; secretária-geral da Comissão de Acolhimento a Jovem Advocacia, Mona Lisa Leonardo Passos; presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Leonardo Lima; presidente da Comissão de Seleção e Habilitação, Michael Mesquita; e a advogada Joselia Valentim da Silva.