Página Inicial / Encerramento da I Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Rondônia destaca inteligência artificial nos tribunais e na advocacia

A I Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Rondônia foi encerrada com sucesso após palestras e painéis temáticos que abordaram temas como prerrogativas, ética na advocacia, direito eleitoral, direito do trabalho, atuação feminina, marketing jurídico e a publicidade, direito do consumidor, lei contra o abuso de autoridade e a advocacia criminal.

A solenidade de encerramento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Marcos Alaor Diniz Granjeia, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Márcio Nogueira. Ambos discutiram a importância da inteligência artificial nos tribunais e na advocacia, ressaltando que essa tecnologia nunca substituirá os seres humanos.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, também esteve presente no evento e elogiou o desempenho e dedicação da jovem advocacia, destacando a importância da aplicação precisa das leis no país. Ele citou um trecho da “Oração aos Moços”, de Rui Barbosa, em sua fala.

Márcio Nogueira enfatizou as vantagens da inteligência artificial e como ela pode ser utilizada em benefício da advocacia, reiterando a ideia de que ela jamais substituirá o ser humano. Já Marcos Alaor afirmou que a inteligência artificial é um caminho sem volta, mas ressaltou a necessidade de regulamentação.

Ao final do evento, a organização da Conferência foi parabenizada por Márcio Nogueira, que mencionou a secretária adjunta da OAB-RO, Larissa Rodrigues, e a diretoria da OAB Jovem, composta por Vitória Jeovana, Leonardo Lima, Naara Melo, Jonathan Costa, Lucas Mota e Hiago Bastos, além de todos os inscritos e participantes. “Sem vocês, nada disso seria possível. Tudo começou com a ousadia da Vitória em convencer os colegas da Jovem Advocacia a fazer o Colégio de Presidentes aqui e, desde então, essa equipe se desdobrou e entregou esse maravilhoso evento que estamos encerrando hoje”, disse.

Homenagem
O presidente Márcio Nogueira também foi homenageado. A secretária-geral Aline Silva, em nome da diretoria da OAB-RO, exaltou sua atuação, já reconhecida pela advocacia brasileira, e agradeceu pelo trabalho realizado em prol da advocacia e da Ordem rondoniense. “Márcio, eu sempre digo que você tem alma feminina, pois nos dá espaço para lutarmos por nossas causas, defende nossas pautas. Muito obrigada por sua atuação”, disse.

Presenças
A I Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Rondônia trouxe discussões relevantes e atualizadas para a atuação profissional, destacando a importância da tecnologia e da inovação no setor jurídico, sem deixar de respeitar e valorizar o papel humano na aplicação das leis.

Na solenidade de encerramento estavam presentes: o diretor-tesoureiro Marcos Donizetti Zani, os conselheiros federais: Alex Sarkis, Elton Assis e Fernando Maia; os conselheiros seccionais: Nelson Maciel, Lorraine Iyacoca, Iarlei Ribeiro, Caroline Bezerra, Danilo Alencar, João Bosco Machado de Miranda; os presidentes e membros de comissão: Vanessa Esber, Rodrigo Borges, Suelen Sales, Adriana de Kássia, Alisson Barbalho, Vinícius Noé; os presidentes de subseção: Diógenes Nunes Almeida, Glenda Estela e Helena Debowiski, demais advogados e estudantes de direito.