Enchente do Madeira – OAB requer no Senado apoio da Defesa Civil Nacional

Página Inicial / Enchente do Madeira – OAB requer no Senado apoio da Defesa Civil Nacional

Em função do aumento do volume de água no rio Madeira, que beira chegar a índices ainda não registrados na história do município, e já fez a defesa civil interditar prédios e pontos turísticos de Porto Velho, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, aproveitando viagem institucional a Brasília, esteve na manhã desta quarta-feira (12), em reunião com o Presidente Nacional do PMDB e Senador por Rondônia, Valdir Raupp, para pedir apoio do Governo Federal ao Estado de Rondônia.

De acordo com Andrey, o Senador garantiu que ainda hoje (12), acionaria a Defesa Civil Nacional para prestar o apoio necessário ao município, face a preocupante situação das famílias e região atingida pela cheia do rio.

Andrey esteve acompanhado do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Desembargador Péricles Moreira Chagas, que aproveitou para apresentar ao Senador a preocupante situação da sede do TRE: “caso o volume de água continue aumentando dessa forma progressiva, não nos restará outra alternativa a não ser evacuar o prédio”, declarou o Desembargador.

Na oportunidade, Andrey Cavalcante manifestou o apoio a ação proposta pelo Presidente do TRE-RO e declarou ainda “toda a preocupação da OAB com a situação da população e das unidades da Justiça que estão próximas aos pontos já alagados. Declaramos também total apoio a evacuação do prédio do TRE-RO, bem como de outras unidades que estão na área de risco”, pontuou Andrey.

Participou ainda da reunião, do Deputado Federal, também pelo PMDB, Amir Lando. O Deputado também manifestou sua preocupação com a situação alarmante da cheia do Madeira.

Com a elevação diária do volume de águas, o Madeira está a 55 centímetros de atingir a marca histórica de 17,57cm, medida na grande cheia de 1997. As águas do Madeira já atingem moradores de nove bairros de Porto Velho, deixando cerca de 50 famílias desabrigadas. Mas, esse número deve aumentar, com a crescente cheia do rio. O complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi tomado pelas águas e por segurança, a área foi fechada à visitação.