Página Inicial / ESA/RO realiza palestra com diretor de secretaria da Subseção Judiciária do TRF-1 na OAB Vilhena

Mais uma atividade da Escola Superior da Advocacia (ESA/RO) foi realizada na Subseção de Vilhena. O Diretor de Secretaria da Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena do TRF-1, Dhiego Maia Toldo, ministrou a palestra “Cálculos de Sentenças Previdenciárias – com RMI de até 01 salário mínimo”.

O evento, que também foi transmitido pela internet, reuniu advogadas, advogados, estudantes e estagiários, que levaram produtos de higiene os quais serão entregues a Comissão de Direitos Sociais para distribuição a famílias carentes.

Na ocasião, Toldo falou da sua trajetória enquanto serventuário do TRF-1 e ressaltou a importância do diálogo com à advocacia e demais setores da sociedade.

Referente a liquidação dos cálculos previdenciários com RMI de até um salário mínimo, o Diretor de Secretaria falou do Jusprev II – Programa para Cálculo de Ações Previdenciárias Concessivas de Benefícios no Valor do Salário Mínimo, do TRF-4, Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.

Segundo Toldo, a ferramenta é gratuita e utilizada amplamente por advogadas, advogados, serventuários da justiça e demais operadores do direito.

O Diretor da Subseção do TRF-1 de Vilhena fez uma demonstração do sistema aos participantes e explicou pontos importantes na realização dos cálculos, como a devida atenção ao dispositivo da sentença, correção monetária e aplicação dos juros de mora.

Ele ressaltou ainda ser indispensável a advogadas e advogados o conhecimento sobre a operação de cálculos previdenciários no âmbito da Justiça Federal, principalmente no que tange ao princípio da celeridade e economia processual frente a correta liquidação de sentenças.

Ao final, Toldo agradeceu o convite da Delegada da ESA/RO, Angélica Bueno, e do Presidente da Subseção da OAB de Vilhena, Túlio Magnus, e disponibilizou canais de contato para eventuais dúvidas, sugestões e colaborações entre a classe advocatícia e a Justiça Federal de Vilhena.