A OAB Rondônia por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia promoveu na manhã de sábado (13), o primeiro “Curso Básico de PJe-Calc e Liquidação de Sentença Trabalhista”, de maneira virtual. A capacitação foi realizada na plataforma zoom, para os inscritos interessados na certificação, com transmissão ao vivo na página da ESA Rondônia no Facebook e no canal do Youtube da OAB/RO.
Totalizando 4 horas-aula, a “live” registrou mais de 2.500 visualizações e seu alcance já ultrapassa 11,4 mil pessoas em apenas uma das plataformas. O curso ainda está sendo disponibilizado de maneira gravada nas mídias sociais onde houve a transmissão.
O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, enfatiza o trabalho da Seccional na busca por alternativas que deem continuidade aos serviços da Ordem. “Mesmo neste momento complicado que vivemos, nós observamos novas maneiras de nos reinventarmos. As plataformas de transmissão online sempre estiveram à disposição, mas agora percebemos a importância dessa ferramenta no nosso dia a dia”, afirmou.
Para a vice-presidente da Seccional e diretora-geral da ESA/RO, Solange Aparecida, a iniciativa é uma alternativa para manter a advocacia rondoniense capacitada. “Estamos indo ao encontro das recomendações de isolamento social das autoridades sanitárias, por este motivo, a ESA tem se adaptado para dar continuidade aos cursos e palestras planejados ainda no início da gestão”, explicou.
O palestrante e presidente da Comissão Especial de Estudos de Direito do Trabalho da OAB/RO, Vinícius Noé, afirma que o momento que vivemos exige ajustes e novas rotinas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. “O PJe-Calc em breve será obrigatório e por isso a necessidade de capacitar a advocacia para o uso dessa ferramenta. Conseguimos de forma inédita no estado de Rondônia alcançar todo o Brasil através do curso, dentre o qual destaco a participação de advogados de Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Espírito Santo”, informou.
Para a palestrante e advogada trabalhista, Rafaela Camargo, o curso é de suma importância para a capacitação dos advogados que atuam na justiça do trabalho e agradece o convite da ESA. “É uma honra fazer parte desse projeto da ESA/RO, que mesmo em meio de uma situação que impede estarmos todos presencialmente conseguimos levar um pouco do conhecimento sobre o sistema PJe-Calc”, disse.