Página Inicial / Evento da OAB-RO reúne candidatos à Prefeitura de Porto Velho em defesa da democracia e combate à desinformação

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB-RO), promoveu na noite de sexta-feira um importante Ato Público que reuniu os candidatos à Prefeitura de Porto Velho em um compromisso firme com a democracia e o combate à desinformação e fake news. O evento, realizado no auditório da OAB-RO, foi marcado por participações da comunidade jurídica e política local.

Com início pontual às 19h, o evento contou com a presença de diversos representantes dos candidatos e autoridades, incluindo o presidente da OAB-RO, Dr. Márcio Nogueira, a Secretária-Geral Dra. Aline Silva, e o Presidente do Observatório das Eleições 2024, Dr. Eduardo Augusto Feitosa Ceccatto, entre outros.

Em sua fala de abertura, Dr. Márcio Melo Nogueira destacou a importância do evento para a democracia local: “Estamos prestes a dar um passo importante na defesa da democracia e na luta contra a desinformação em nossa cidade. O Ato Público que organizamos não é apenas um evento; é um compromisso coletivo com a transparência e a responsabilidade. A presença de todos os candidatos e suas adesões são fundamentais para garantir um ambiente eleitoral justo e informado para comunidade”, disse o presidente.

Os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas em um formato que permitiu a cada um expor um resumo de suas intenções de governo em 6 minutos. A ordem de apresentação foi respeitada, com as seguintes ordens de fala: Samuel Costa, Mariana Carvalho, Ricardo Frota, Benedito Alves, Leo Morais, Euma Tourinho e Célio Lopes. As intervenções foram seguidas pela assinatura do Termo de Compromisso com a sociedade, um pacto que visa a proteção da democracia e o combate à desinformação.

Além das falas dos candidatos, a mesa de autoridades foi composta pelo Juiz Federal Nelson Liu Pitanga, o Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo de Apoio Eleitoral do Ministério Público do Estado de Rondônia, Dr. Glauco Maldonado Martins, e o Defensor Público Geral do Estado de Rondônia, Dr. Victor Hugo de Souza Lima. A presença do Senador Marcos Rogério e do Deputado Federal Maurício Carvalho também destacou o apoio institucional ao evento.

O evento, que teve transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da OAB-RO garantiu ampla cobertura e acessibilidade para a população, permitindo que mais cidadãos pudessem acompanhar os compromissos assumidos pelos candidatos em tempo real.

O Ato Público realizado pela OABRO reafirma o papel da Ordem como guardiã da justiça e promotora da transparência no cenário político de Porto Velho. O evento se consolida como um marco na eleição municipal, promovendo um ambiente mais justo e responsável para todos os envolvidos.