Página Inicial / Evento homenageia Dia Internacional da Mulher, destaca advogadas e conquistas femininas

IMG_2873A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, promoveu nesta sexta-feira (11), o “Evento Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher” em homenagem a advogadas e ressaltando as conquistas femininas. A ação, que tem apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Comissão dos Jovens Advogados e da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), foi realizada no Clube da OAB, em Porto Velho.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, parabenizou todos que colaboraram para a realização do evento e enalteceu o Dia Internacional da Mulher e a advocacia feminina. “Vejo com muita alegria essa união que as frentes da Ordem têm e obtido resultados muito positivos. Avançamos, mas devemos avançar ainda mais em torno do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Só tenho a parabenizar todas as mulheres. Parabéns mulheres. Parabéns mulheres advogadas”, afirmou.

Entre as palestrantes do evento, a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, abordou o tema Prerrogativas da Mulher Advogada e Abuso Sexual. “A Ordem, principalmente em 2016, vai batalhar pela conquista de melhores condições para as mulheres advogadas nos desafios do dia a dia do exercício da advocacia. Para que sejam cumpridas as prerrogativas da mulher advogada”, falou.

A conselheira federal por Rondônia, Veralice Veris, disse que as mulheres têm que ter orgulho das conquistas realizadas e ainda destacou que isso ocorreu com o apoio de alguns homens, que tiveram bom senso e visão para saber reconhecer o valor de cada representante do gênero.

“Andamos de cabeça erguida dentro dos fóruns, mas é importante reconhecer que não fizemos nada sozinhas. Alguns homens tiveram mente aberta e ouviram suas companheiras, suas mães, entre outras mulheres, para que possamos estar aqui, ocupando espaço na carreira jurídica, que não é fácil. Temos que ter orgulho disso”.

O vice-presidente da Caaro, Max Rollim, destacou que as mulheres já estão em maior número em relação aos advogados de Rondônia. “Essa gestão tem lutado para trazer o advogado para ficar mais próximo. Ressalto que as mulheres saíram de casa quando o mundo precisou e não deixaram ele parar. Hoje, ganharam as faculdades e já são os profissionais do ramo do direito em maior número em Rondônia”, informou.

A presidente da Comissão da OAB Mulher, Renata Fabris, agradeceu à diretoria da OAB/RO e parceiros que colaboraram para a realização e ressaltou o Dia Internacional da Mulher. “Este evento foi realizado através de parcerias. Agradeço a todos por terem nos ajudado. Essa luta é de todas e de todos. Luta pela igualdade de gênero. Luta pela união. 2016 é o Ano de Valorização da ‘mulher advogada’, com mulheres mais ativas e participativas na luta pela igualdade também na advocacia”, afirmou.

Durante o evento, a presidente da Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica, Elizabeth Leite de Oliveira, foi homenageada recebendo uma placa da OAB/RO e foi nomeada simbolicamente com membro da Comissão da Mulher Advogada.  “Eu nunca fui sozinha na minha jornada. Agradecer a diretoria da OAB/RO e as meninas da comissão pela homenagem”, frisou.

Também tiveram palestras sobre os temas Violência Contra a Mulher, com a delegada Janaína Xander; Depressão e Seus Transtornos, com psiquiatra Elis Regina; Sintomas e Distúrbios da Tireoide, com a endocrinologista Gisele Sary. O evento contou ainda com sorteio de brindes.

O encerramento contará com oficinas sobre Tire Suas Dúvidas do Armário e Vista a Elegância, com Valquiria Rauber; Como Montar Sua Mesa, com Lala Gouvêa; e ainda aula de zumba.

Confira galeria de imagens: