Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Direito Eleitoral é tema de palestras na XIV Conferência da Advocacia de Rondônia

Página Inicial / Direito Eleitoral é tema de palestras na XIV Conferência da Advocacia de Rondônia

As eleições e mecanismos do Direito que a envolvem foram discutidos no último dia (11) da XIV Conferência da Advocacia de Rondônia, promovida pela OAB Rondônia, Escola Superior de Advocacia (ESARO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).

O painel de Direito Eleitoral foi presidido, na sala Rui Barbosa, por Manoel Veríssimo e mediado por Fernando Martins Gonçalves, ambos advogados eleitoralistas.

Para a mestre em Direito pela Universidade de São Paulo, Maria Claudia Buchianeri, a resposta para o tema “Existe Abuso de Poder Religioso?” é Não. Isso porque, ela descreve que a lei é silente. Ou seja, não há na constituição e ou na lei, qualquer fagulha indicativa de que política e religião não possam em algum momento se aproximarem, então não cabe ao interprete da lei criá-la. A restrição que existe é de que pessoa jurídica não pode fazer doações e não é possível realizar propaganda dentro de bem comum. Como os locais de celebração religiosa são um bem comum, ali não há espaço para propaganda eleitoral e nem possibilidade de doações para campanhas.

“O Abuso do Poder Econômico e o uso Indevido dos Meios de Comunicação nas Novas Formas de Fazer Campanha Eleitoral” foi debatido por Marcelo Weick Pogliese, pós-doutor (ES), doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do IBRADI. Para ele, já existe um ferramental normativo que consegue abraçar esses fenômenos que já conhecidos e as novas formas de atuação no meio digital. Atualmente há uma profunda mudança das estratégias eleitorais, principalmente com publicidade direcionada, com uso de microtarget. Porém, o irregular é falsear a informação para tentar interferir no processo eleitoral. Pois, com uso da inteligência artificial, que consegue em fração de minutos atingir todo o eleitorado, as fake news se tornam irreversíveis para o candidato bombardeado.

Kamile Moreira Castro, mestre em Direito Eleitoral e juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, tratou do tema “Eleições e Novas Tecnologias” e citou que ainda ocorrem muitas questões relacionadas à responsabilidade dos provedores e ferramentas no uso das redes sociais com relação as situações sabidamente inverídicas. Ela destacou que a velocidade da informação é infinitamente mais rápida que o próprio Direito e o poder de investigação. Até porque a Justiça precisa ser demandada e até que isso ocorra, as fake news já chegaram às mãos de muitas pessoas.

 

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone