Na última terça-feira (20), teve início o Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais, uma iniciativa resultante da parceria entre a ESA Rondônia – Escola Superior da Advocacia de Rondônia e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) ainda em 2023.
A solenidade de abertura contou com a presença do diretor da ESA-RO, Edson Pontes Pinto, o juiz e professor Gildo Alves de Carvalho Filho do TJ-AM, o vice-diretor da Emeron Juiz Johnny Gustavo Clemes e a vice-diretora do IBDFAM, Marilia Lisboa Benincasa Moro.
“A OABRO e o Tribunal de Justiça de Rondônia através das suas escolas, a ESA e a Emeron, firmaram uma parceria para ministrar este curso de formação de conciliadores e mediadores para a categoria dos advogados. Com isso, 40 advogados foram selecionados para o projeto e o foco é principalmente uma mudança de paradigmas no exercício da justiça, na entrega da tutela jurisdicional”, explicou o diretor Edson Pontes.
A formação oferece a oportunidade para a advocacia certificar suas habilidades na resolução consensual de conflitos, alinhando-se às demandas contemporâneas por uma justiça eficiente e pela construção de uma cultura de paz. O programa destaca a aquisição de conhecimentos sobre mediação e conciliação judicial, bem como o desenvolvimento de técnicas eficazes para mediar conflitos.
“A importância de formar advogados com uma visão de meios alternativos para solução de conflitos é propagar a cultura da paz. É fazer com que não se busque necessariamente uma solução por intermédio da sentença, que é uma solução imposta por um magistrado às partes. A ideia na verdade é outra, é junto com juiz e conciliadores, além das partes, que se consiga chegar a uma solução consensual, propagando o diálogo para construir pontes de uma forma mais efetiva e orientada ao ser humano, à dignidade da pessoa humana. E que isso seja propagado aos representantes do jurisdicionado”, finalizou Edson.
As aulas vão até o dia 07 de junho e para concluir, os participantes devem manter a assiduidade mínima de 75% na etapa teórica para avançarem para o estágio supervisionado, agendado para ocorrer entre 01/03 a 07/06. Durante essa fase, os alunos terão a oportunidade de aplicar o aprendizado teórico em casos reais, desempenhando diferentes papéis como observadores, conciliadores e mediadores.
Esta iniciativa reforça o compromisso da OAB Rondônia em promover a excelência na formação de seus profissionais, contribuindo para a construção de um sistema judiciário mais eficaz e alinhado com os princípios fundamentais da advocacia