Organizada pela OAB Rondônia por meio da Comissão da Mulher Advogada de Rondônia (CMARO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESARO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), a II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, encerrou sua programação do primeiro dia (25), falando sobre o “Fortalecimento da Mulher Negra”.
O tema foi conduzido pela presidente da CMA da Subseção de São Miguel do Oeste, Vilma Barreto Monarin, acompanhada da secretária-geral adjunta da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OABRO, Brenda Mazulo.
Ao falar sobre os “Desafios e Gênero e Raça na Advocacia” a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OABSP, Cláudia Patrícia Luna Silva, destacou que o maior desafio da mulher negra é ser reconhecida como mulher. A busca hoje é para que mulheres negras saiam da invisibilidade e atinjam o status de serem consideradas pessoas. “Quantas advogadas negras já sofreram discriminação ou tiveram sua atuação colocada em dúvida por integrantes do sistema de justiça perante seus constituintes não só pelo fato de serem advogadas, mas sobretudo pelo fato de serem advogadas negras?”.
Corroborando com o painel, Manoela Alves, presidente da Comissão da Igualdade Racial da OABPE, destacou a temática das “Mulheres Negras: Vivência, Militância e Espaço de Poder”, enfatizando a importância da mulher negra se reconhecer enquanto multipontencial e entender que é possível promover os meios para as transformações sociais.
A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, segue nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, com transmissão somente para inscritos por meio do site oficial. Clique AQUI e faça a sua inscrição.
Programação e inscrições
Ainda dá tempo de participar dos próximos painéis que seguem durante todo o dia desta quinta-feira (26). As inscrições são gratuitas e a transmissão está sendo realizada exclusivamente aos inscritos por meio da home oficial https://cma.oab-ro.org.br.