A Seccional Rondônia foi representada pelo diretor-tesoureiro Fernando Maia, durante reunião virtual nesta segunda-feira (6) com o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha e demais congêneres das seccionais da Ordem.
Durante a primeira reunião realizada de forma virtual pela plataforma Zoom, os diretores trataram da questão orçamentária das Seccionais diante ao atual cenário, visando a adoção de medidas efetivas para redução de despesas.
Foram discutidas ações para facilitar a liberação de alvarás para a advocacia, atualizações das negociações com instituições financeiras para obtenção de linhas de crédito aos advogados, meios de otimizar as medidas administrativas para a redução dos custos operacionais das seccionais, além de recomendações e experiências para a renegociação de contratos.
Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, lembra que as ações em Rondônia e nas demais seccionais podem ser adotadas em função da gestão rígida realizada em 2019, em cumprimento ao provimento 185/18, “o que permite que possamos passar por esta tormenta e adotar programas que visem ajudar a classe em momento tão difícil”.
Fernando Maia explica que diante as mudanças adotadas recentemente, como o parcelamento prorrogado para quitação da anuidade 2020, se faz necessário a revisão orçamentária da Seccional e esta reunião foi essencial para o compartilhamento de ideias entre os diretores para enfrentar este momento de crise.
José Augusto Araújo de Noronha prestou esclarecimentos sobre o Fundo Emergencial de Apoio à Advocacia, além de conduzir a análise sobre as vedações impostas pelo Provimento n. 185 do Conselho Federal da OAB, que dispõe sobre regras de gestão, incluindo-se a aderência aos fundamentos de responsabilidade fiscal, o desenvolvimento do capital humano, a tecnologia da informação e a transparência.
Com informações da OAB Nacional