Indicado pelo Quinto Constitucional, a vaga destinada a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia (OAB/RO), Hiram de Souza Marques, tomou posse nesta sexta-feira (25), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Durante a cerimônia o primeiro magistrado rondoniense a assumir o cargo de desembargador foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Eurico Montenegro Júnior e Valdecir Castellar Citon, onde fez a leitura do juramento e foi declarado empossado pelo desembargador Rowilson Teixeira.
Visivelmente emocionado, Hiram Marques recebeu o Colar do Mérito Judiciário, honraria destinada a personalidades jurídicas e desembargadores que integram o Tribunal de Justiça de Rondônia, em seguida foi congratulado com as boas vindas através de discurso realizado pelo desembargador Valter de Oliveira.
Em seu discurso, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou a importância do Quinto Constitucional, por ser um instrumento de aprimoramento da justiça que permite que sua administração seja destinada a todos aqueles responsáveis pelo fortalecimento do Poder Judiciário, representando os interesses dos cidadãos.
Andrey lembrou ainda que o mais novo desembargador é na sua essência um advogado que exerceu a profissão por 30 anos e ainda presidiu a Seccional da OAB de Rondônia com magnitude por três mandatos consecutivos, “essa é a diferença de fazer justiça com formação profissional e as perspectivas do advogado perante o fato social”, pontuou.
Ao finalizar sua homenagem, Andrey Cavalcante, desejou ao mais novo desembargador rondoniense, uma trajetória na magistratura de atitude, pautada na democracia, na ética e na eficiência.
Após ouvir as palavras do presidente do TJRO, que lembrou que o povo deposita no Poder Judiciário a confiança de um apoio na busca por seus direitos violados, Hiram Marques iniciou seu discurso afirmando assumir com emoção o cargo, tendo em vista a grande admiração, respeito e credibilidade na atividade jurisdicional do estado como garantia constitucional fundamental do cidadão.
Hiram agradeceu sua indicação pelo Conselho Seccional da OAB/RO, ao cargo, o qual assume com profunda humildade e felicidade, não apenas pela escolha em si, mas principalmente pela seriedade e reconhecida reputação das pessoas e das instituições envolvidas em todo este processo de escolha.
“Hoje ingresso na magistratura passando a ocupar outra posição no famoso tripé da justiça, com a finalidade de enfrentar novos desafios e atingir outras metas, para mim um novo começo, com muita vontade de aprender, somar e contribuir ativamente na execução das atribuições constitucionais desse poder, e efetivamente participar no seu contínuo crescimento e aprimoramento.”
Finalizando seu discurso Hiram Marques destacou que o fato de ser o primeiro rondoniense a integrar a corte, se constitui em uma situação peculiar que aumenta suas responsabilidades, e o comprometem a exercer com honradez, ética e retidão as funções as quais foi indicado.