Hiram Marques assume vaga da OAB/RO, como desembargador do TJRO

Página Inicial / Hiram Marques assume vaga da OAB/RO, como desembargador do TJRO

Indicado pelo Quinto Constitucional, a vaga destinada a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia (OAB/RO), Hiram de Souza Marques, tomou posse nesta sexta-feira (25), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Durante a cerimônia o primeiro magistrado rondoniense a assumir o cargo de desembargador foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Eurico Montenegro Júnior e Valdecir Castellar Citon, onde fez a leitura do juramento e foi declarado empossado pelo desembargador Rowilson Teixeira.

Visivelmente emocionado, Hiram Marques recebeu o Colar do Mérito Judiciário, honraria destinada a personalidades jurídicas e desembargadores que integram o Tribunal de Justiça de Rondônia, em seguida foi congratulado com as boas vindas através de discurso realizado pelo desembargador Valter de Oliveira.

Andrey Cavalcante discursa em homenagem ao desembargador Hiram Marques.

Em seu discurso, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destacou a importância do Quinto Constitucional, por ser um instrumento de aprimoramento da justiça que permite que sua administração seja destinada a todos aqueles responsáveis pelo fortalecimento do Poder Judiciário, representando os interesses dos cidadãos.

Andrey lembrou ainda que o mais novo desembargador é na sua essência um advogado que exerceu a profissão por 30 anos e ainda presidiu a Seccional da OAB de Rondônia com magnitude por três mandatos consecutivos, “essa é a diferença de fazer justiça com formação profissional e as perspectivas do advogado perante o fato social”, pontuou.

Ao finalizar sua homenagem, Andrey Cavalcante, desejou ao mais novo desembargador rondoniense, uma trajetória na magistratura de atitude, pautada na democracia, na ética e na eficiência.

Após ouvir as palavras do presidente do TJRO, que lembrou que o povo deposita no Poder Judiciário a confiança de um apoio na busca por seus direitos violados, Hiram Marques iniciou seu discurso afirmando assumir com emoção o cargo, tendo em vista a grande admiração, respeito e credibilidade na atividade jurisdicional do estado como garantia constitucional fundamental do cidadão.

Hiram agradeceu sua indicação pelo Conselho Seccional da OAB/RO, ao cargo, o qual assume com profunda humildade e felicidade, não apenas pela escolha em si, mas principalmente pela seriedade e reconhecida reputação das pessoas e das instituições envolvidas em todo este processo de escolha.

Hiram Marques durante discurso no TJRO

“Hoje ingresso na magistratura passando a ocupar outra posição no famoso tripé da justiça, com a finalidade de enfrentar novos desafios e atingir outras metas, para mim um novo começo, com muita vontade de aprender, somar e contribuir ativamente na execução das atribuições constitucionais desse poder, e efetivamente participar no seu contínuo crescimento e aprimoramento.”

Finalizando seu discurso Hiram Marques destacou que o fato de ser o primeiro rondoniense a integrar a corte, se constitui em uma situação peculiar que aumenta suas responsabilidades, e o comprometem a exercer com honradez, ética e retidão as funções as quais foi indicado.