Página Inicial / Homenagem emocionante: OAB-RO celebra trajetória do advogado Jacinto Dias, ex-presidente da Subseção de Ji-Paraná

Advogado recebeu a comenda Valter Nunes de Almeida em reconhecimento a sua contribuição para a advocacia rondoniense.

Durante uma solenidade cheia de emoção na Subseção de Ji-Paraná, a OAB-RO homenageou o advogado Jacinto Dias, ex-presidente da Subseção, com a comenda Valter Nunes de Almeida. Presidida por Márcio Nogueira, a cerimônia contou com a presença de toda a diretoria da OAB-RO, conselheiros seccionais, do presidente da Subseção de Ji-Paraná, Jefferson Freitas, da conselheira federal Solange Aparecida Silva, além de amigos, familiares e colegas de profissão.

“Sua história deixou um legado importantíssimo para toda a advocacia, em especial, da Subseção de Ji-Paraná. Dr Jacinto, conversando com colegas da advocacia, lembramos que o senhor deixou marcas profícuas de gestão na história da OAB. Conciliador, defensor das prerrogativas, combativo, amigo da sociedade. Foram esses os adjetivos que surgiram ao falar o seu nome. Em sua gestão, as prerrogativas tiveram os grandes Armando Reigota, Antônio Francelini, Edmilson Barroso e Cleia Aparecida Ferreira”, destacou Márcio Nogueira.

Jacinto Dias ficou conhecido por ser um presidente do diálogo e da reconciliação durante sua gestão na Subseção, e liderou diversas iniciativas que reforçaram o compromisso da entidade com a sociedade.

Em sua fala, Jacinto Dias se emocionou ao lembrar de sua trajetória na advocacia e agradecer a honraria recebida. “Recebo essa homenagem com muita emoção e alegria. Acredito que o legado do meu trabalho foi a afinidade e bom relacionamento com as instituições. E hoje, ver meu trabalho reconhecido dessa forma é muito gratificante”, afirmou.

O presidente da Subseção de Ji-Paraná, Jefferson Freitas, enalteceu a trajetória do homenageado e a importância de sua atuação na advocacia. “Jacinto é um exemplo de coragem e liderança. Sua gestão na Subseção de Ji-Paraná foi marcante e trouxe muitos avanços para a advocacia da região. É uma honra para nós tê-lo como parte da nossa história”, ressaltou.

Solange Aparecida Silva, conselheira federal da OAB pelo estado de Rondônia, também se pronunciou durante a solenidade. “Jacinto Dias é um nome que representa muito para a advocacia rondoniense. Ele foi um presidente atuante, um líder corajoso e um defensor incansável das prerrogativas da advocacia. É uma honra para mim estar aqui hoje para prestar essa homenagem”, destacou.

A homenagem a Jacinto Dias precedeu o início dos primeiros Jogos da Advocacia Rondoniense, que só foram possíveis graças à bravura do homenageado, que iniciou a obra do clube dos advogados em Ji-Paraná durante sua gestão na Subseção. Com sua coragem e visão, ele ajudou a fortalecer a atuação da OAB no interior do estado e contribuiu para ampliar as oportunidades de trabalho para os profissionais da advocacia em todas as regiões de Rondônia.

Com a entrega da medalha Valter Nunes de Almeida, a OAB-RO reforça seu compromisso em reconhecer os profissionais que, assim como Jacinto Dias, dedicaram suas vidas à advocacia e à defesa da justiça e dos direitos dos cidadãos.