O I Circuito de Interseccionalidades Amazônia, realizado pela Escola Superior da Advocacia (ESA), foi marcado colocou em debate a relação entre desenvolvimento social e preservação do meio ambiente. O evento ocorreu na sede da OABRO, na sexta-feira (01/03).
O circuito reuniu trouxe palestrantres renomados que discutiram temas como preservação ambiental, sustentabilidade, bioeconomia e direito ambiental. A abertura foi conduzida pela secretária-geral da OABRO, Aline Silva, que destacou a importância de debater o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a necessidade de proteger os direitos ambientais.
No total, foram realizados seis painéis abordando diversos aspectos, como a prática da advocacia ambiental, compras governamentais, solução de conflitos, desafios ambientais na Amazônia e bioeconomia.
Participantes como a acadêmica de direito Ana Lúcia Sousa elogiaram o evento, destacando a riqueza das informações compartilhadas pelos palestrantes. Da mesma forma, Tânia Lima, de Jaru, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em direito ambiental.
A ativista Neidinha Suruí parabenizou a OABRO pela iniciativa e destacou a importância do evento para promover o diálogo entre poder público, sociedade civil e meio ambiente.
Além disso, o 1º Circuito marcou a abertura do calendário acadêmico das faculdades de direito de Rondônia, reunindo representantes de diversas instituições de ensino do estado. Segundo Edson Pontes Pinto, diretor geral da ESA, essa união histórica representa o início de uma grande parceria entre a OABRO, ESA, coordenadores, professores e alunos.