Página Inicial / I Colégio de Presidentes de Comissões e Órgãos Auxiliares fortalece união da advocacia e elege boas práticas

O I Colégio de Presidentes de Comissões e Órgãos Auxiliares, realizado no Plenário da OAB-RO na última quarta-feira (26), foi marcado pelo sucesso e pela busca pela integração e alinhamento entre advogados que se dedicam em servir à Ordem. O presidente Márcio Nogueira destacou a importância do encontro para a gestão e a advocacia unificada. As boas práticas das comissões também foram eleitas.

Durante o encontro, o presidente Márcio Nogueira falou sobre os projetos estruturantes da gestão e enfatizou que o evento era uma oportunidade para fortalecer a ideia de uma advocacia unificada e uma única OAB. “Esse encontro é fundamental para nós praticarmos aquele que é o lema da nossa gestão, uma só advocacia, uma só OAB”, disse Nogueira.

Além disso, Nogueira destacou a importância do reconhecimento às boas práticas das comissões presentes no evento. “O objetivo é que todos vejam e se inspirem. Pois, levo comigo uma frase que ouvi há algum tempo que diz: ‘nenhuma inteligência individual supera a inteligência coletiva. Então, esse concurso de boas práticas é para reconhecer o bom trabalho que cada um faz, a doação de seu tempo, de seu talento para a Ordem. A gente quer reconhecer e aprender, também”, afirmou.

O evento foi marcado por debates e trocas de experiências entre os presidentes das comissões e órgãos auxiliares, permitindo a construção de uma rede de apoio mútuo e a busca por soluções coletivas para os desafios enfrentados pela advocacia e pela OAB.

Para Aline Silva, secretária-geral e superintendente dos Órgãos Auxiliares, o sucesso do encontro demonstra a crescente necessidade de eventos como esse, que reforçam a importância da colaboração e do compartilhamento de boas práticas entre os profissionais da da advocacia. “Eu sou privilegiada por fazer Ordem com vocês. Nosso trabalho aqui terá efeito para a toda a categoria, pois nos permite compartilhar o sucesso de cada comissão e acertamos aquilo que a gestão precisa melhorar”, evidenciou.

A secretária adjunta, ouvidora e corregedora-geral, Larissa Rodrigues, enalteceu o trabalho de todas as comissões e apresentou um cronograma de atividades e ações que será desenvolvida, em parceria com o TED, a ESA e as comissões, cada um na sua temática. “Estamos finalizando uma programação e todos vocês estão incluídos para trabalharmos juntos, em prol de nossa melhor atuação”, diz.

O trabalho do conselheiro João Bosco Machado de Miranda foi destacado por toda a diretoria. Ele mantém um contato direto com cada comissão, organizando fluxos e orientando sobre projetos e organização de eventos. “Só tenho a agradecer, pois esse é trabalho voluntário que muito me honra em fazer. Esse nosso planejamento, com cada comissão, é fundamental para que tenhamos a mesma voz, o mesmo entendimento. Isso só fortalece nossa integração”, disse João Bosco.

A vice-presidente Vera Paixão enalteceu o trabalho de cada comissão, evidenciando que eles são fundamentais para a que a Ordem continue sendo viva e necessária para toda a sociedade. O diretor-tesoureiro Marcos Donizetti Zani falou da empenho da gestão em buscar o equilíbrio e a autossuficiência financeira da OAB-RO.

Presente no encontro, conselheiro federal e procurador nacional de defesa das prerrogativas, Alex Sarkis, citou como o trabalho de todos eleva o nome da Seccional Rondônia em nível nacional. “O nosso líder maior, presidente Márcio Nogueira, é referência de gestão em todo o país. Muitos de vocês aqui também levam o nome de Rondônia quando atuam, são membros nas comissões nacionais. Desta forma, a OAB-RO se mantém forte, pujante, viva para toda a advocacia e toda a sociedade”, asseverou.

Boas Práticas
O trabalho das comissões temáticas da OAB-RO foi enaltecido por toda a diretoria. Todos aqueles que consideram ter realizados trabalhos que poderiam servir de exemplo aos demais tiveram a oportunidade de se inscrever e defender perante todos. Logo após, foi feita uma votação e as Comissões com as melhores práticas foram:

1º Lugar – Comissão da Mulher Advogada – a presidente Vanessa Esber esclareceu que estava há pouco tempo à frente da comissão, mas conseguiu mobilizar advocacia, estudantes de direito, órgãos e instituições e sociedade em geral para debater a causas, efeitos e enfrentamento da violência contra a mulher. “Lotamos o auditório e conseguimos colocar homens e mulheres no lugar de fala. Pois é necessário que os homens também sejam protagonistas dessa rede de enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou.

2º Lugar – Comissão de Celeridade Processual – a presidente Márcia de Oliveira defendeu a atuação da comissão que, desde o início da gestão tem buscado dialogar com juízes e tribunais na busca pela celeridade processual. Um dos projetos da Comissão é o AcelerAção, que busca identificar os motivos pela demora processual. “Nós já realizamos várias audiências públicas e temos encontrado um cenário propício ao diálogo. Isso impacta diretamente na entrega da prestação jurisdicional ao nosso cliente”, disse.

3º Lugar – Comissão de Estágio e Exame de Ordem – a presidente Caroline Bezerra destacou a importância do primeiro contato com o futuro advogado no dia da prova o Exame de Ordem. “Nós acolhemos e passamos em cada sala desejando uma boa prova, conversando rapidamente para que eles possam ficar mais tranquilos e tenho recebido vários retornos dizendo que aquele momento, aquela interação foi positiva para a realização e sucesso na prova”, disse.

As boas práticas reconhecidas serão premiadas na noite desta sexta-feira (28/04), durante solenidade de diplomação dos novos membros de comissões.