A primeira edição da ‘Corrida e Caminhada Outubro Rosa’, promovida pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), foi um sucesso pela organização e grande participação de público. A iniciativa é da OAB/RO, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e em parceria com a sociedade civil.
Integrando o calendário de atividades do movimento internacional ‘Outubro Rosa’, o evento teve como objetivo principal chamar atenção da população para a prevenção do câncer de mama, além de destacar a importância da adoção de hábitos saudáveis e a necessidade da prática esportiva para a melhoria da qualidade de vida.
Com a participação de 400 inscritos, a corrida foi disputada nas categorias advogado e comunidade, individual feminino e masculino, nas distâncias de 5km, 10km e a caminhada de 4km. A saída e chegada foram realizadas na Avenida Jorge Teixeira, próximo ao aeroporto de Porto Velho. Ao final das premiações, a Banda RockUp – The Rock’n Roll Band fez o show de encerramento do evento.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, fez questão de competir no evento e falou que é uma atividade que congrega a advocacia e a sociedade rondonienses, alertando para uma causa que chamou de muito importante, que é prevenção do câncer de mama. “Alcançamos nosso objetivo de informar a população sobre a doença, sua prevenção e tratamento, além de incentivar a prática esportiva como medida essencial à saúde”.
No Brasil, anualmente, cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama. “O evento objetivou alertar a população sobre os cuidados periódicos necessários à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, que, se descoberta ainda no primeiro estágio e com tratamento adequado, tem mais chances de cura. Quero aqui aproveitar para agradecer a todos os envolvidos na realização dessa corrida e também destacar a população e adesão de todos. Inclusive, tivemos advogadas e advogados que disseram que essa corrida foi apenas o primeiro passo na prática regular de atividade física e isso nos deixa muito contentes”, destacou a secretária-geral adjunta da OAB/RO e presidente da CMA, Aline Corrêa.