A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), representada pelo presidente, Andrey Cavalcante, participou do lançamento oficial do ‘I Encontro Luso-Brasileiro de Bioética’. O evento de patamar internacional foi lançado oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), na quarta-feira (6), em Porto Velho.
“É uma honra para nós da OAB/RO participar de um evento tão importante em uma casa como o Cremero, que sabemos que atua para o fortalecimento da classe médica e o fortalecimento de toda a sociedade. Ressalto que a classe médica sempre terá o apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil”, ressaltou Andrey na ocasião.
O presidente da OAB/RO também cumprimentou a todos os presentes no encontro e salientou o afeto e a admiração pelo tio, que é diretor-tesoureiro e coordenador da Câmara de Ética do CFM, Hiran Gallo. Andrey também lembrou da presença do ex-presidente do CFM, Roberto Luiz d’ Ávila, em sua primeira posse como presidente da OAB/RO.
“Quero aqui manifestar meu carinho pelo meu tio Hiran Gallo e falar algo tão pessoal que é a admiração que tenho por ele. Também dizer que na minha primeira posse, caro Roberto, você estava lá e me falou sobre a relação entre o Direito e a Medicina e que o ideal a quem se dispõe a estar à frente de uma entidade de classe como essas é entrar com as mãos cheias. Graças a Deus, as minhas estavam cheias naquela época e hoje, cinco anos depois, estão vazias pelo sentimento de dever cumprido, isto é, fiz tudo o que poderia fazer”, falou Andrey.
Bem-humorado, o presidente do Cremero, Andrey Leonardo, agradeceu a presença do “xará” Andrey e brincou que é bom ter o mesmo nome que o presidente da OAB/RO. “Ter o mesmo nome que o presidente da OAB Rondônia é bom! Às vezes, eu chego em um restaurante e quando perguntam o meu nome e eu respondo que me chamo Andrey, logo me falam: ‘oi Dr. Andrey, reservamos uma excelente mesa para o presidente da OAB/RO [risos]”, contou de maneira descontraída.
O secretário estadual de saúde, Luiz Eduardo Maiorquim, cumprimentou a todos e afirmou que o presidente da Seccional Rondônia “talvez seja o mais jovem a presidir a OAB do estado e também o mais competente a estar à frente daquela casa”, afirmou.
O presidente do CFM, Carlos Vital, manifestou sua admiração pela gestão de Andrey na OAB Rondônia, no que chamou de “luta na defesa dos direitos humanos”. “Quero aqui de público manifestar meus parabéns pelo excelente trabalho que o senhor vem realizando em defesa dos cidadãos”, enfatizou.
Também presente no encontro, o presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB/RO, Francisco Luis Nanci Fluminhana, afirmou que considera o evento de extrema importância. “Tanto em relação ao alto nível dos temas debatidos atuais e necessários ao desenvolvimento dos conceitos éticos frente ao avanço da tecnologia, como também quanto à projeção do estado de Rondônia nos cenários nacional e internacional”, falou.
Também estiveram presentes no lançamento a secretária-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), Helena Maria Brondani Sadahiro; e a advogada Lia Torres.
Encontro de Bioética
O ‘I Encontro Luso-Brasileiro de Bioética’, realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Cremero, conta com a participação de médicos, conselheiros, gestores de saúde, especialistas e estudantes de medicina.
A abertura realizada na manhã de quarta-feira contou com a participação Carlos Vital, que após o pronunciamento, passou a oportunidade para o professor da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), Rui Nunes. O especialista falou sobre as ‘Diretrizes Antecipadas de Vontade’, um documento feito pelo paciente contendo as instruções por escrito com a orientação de sua vontade, caso o mesmo não tenha condições de expressá-la.
Logo em seguida, os presentes participaram de uma mesa redonda com o tema ‘Doenças Negligenciadas’, com a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Raimunda do Socorro da Silva Azevedo, que falou sobre o Zyka Vírus. Também colaboraram com a mesa o médico sanitarista e coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio; o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Dirceu Bartolomeu Greco; e o médico Aparício Carvalho, como moderador.
A programação seguiu ainda durante toda a tarde, com a participação de vários especialistas que abordaram temas como os ‘efeitos da crise migratória sobre a saúde’ e ‘as consequências da violência sobre pacientes e profissionais’.
O ‘I Encontro Luso-Brasileiro de Bioética’ do CFM segue nesta quinta-feira (7), com vasta programação de palestras e debates.