Compromisso com a cidadania, esse é um dos lemas da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), que por meio da Comissão da Diversidade Sexual (CDS), realizou, na noite de segunda-feira (9), a palestra ‘Identidade de Gênero e Sexualidade: Debate Jurídico e Psicossocial’. O evento aconteceu no auditório da entidade, com a participação de membros da diretoria, comunidade jurídica e pessoas que defendem a liberdade de escolha sexual.
“Agradeço a todas as autoridades constituídas aqui presentes e aos demais presentes e dizer que eu fico muito feliz com a chamada de vocês aqui para a casa da cidadania. Nós criamos essa comissão ainda na primeira gestão, que trata da defesa de minorias, que é uma das grandes finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil”, ressaltou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
A vice-presidente, Maracélia Oliveira, disse que a Ordem deve ser a primeira protagonista para incentivar o apoio e abrigo a todas as preferências de gênero. “Também devemos lutar contra qualquer tipo de violência contra minorias”, salientou.
O evento contou com palestras ministradas pelo advogado e procurador jurídico da comissão, Thiago Valim; pela psicóloga e especialista em neuropsicologia, Cleyanne Alves; e pelo também psicólogo Thiago Soares Sitta. O debate ocorreu com base na discussão de matérias pertinentes à decisão judicial relacionada à aplicação da Resolução 001/1990 do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A atividade foi realizada em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), e contou com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).
Também participaram do evento o secretário-geral da OAB, Márcio Nogueira, o secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro, e a vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Deniele Mendonça.