A Comissão do Jovem Advogado (OAB Jovem) e da Mulher Advogada (OAB Mulher) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) participaram na manhã desta quarta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da programação especial da Semana do Idoso promovida pela Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria de Assistência Social (Semas). Os advogados Felipe Gurjão, presidente da OAB Jovem, e a advogada Nathasha Santiago, da OAB Mulher, ministraram palestras aos idosos para promover a eles mais conhecimento quanto aos seus direitos.
Felipe Gurjão de forma objetiva apresentou os direitos estabelecidos aos idosos preconizados no Estatuto do Idoso, entre ele o acesso a saúde, transporte, possibilidade de pensão e demais temas que visam promover a qualidade de vida da terceira idade.
Nathasha pontuou a Emenda Constitucional 72/2013 – mais conhecida como a Pec das Domésticas – e esclareceu todos os novos direitos aos quais as domésticas passaram a ter.
“Para nós foi muito gratificante ter a OAB como aliada nessa campanha e esperamos contar mais vezes. Para os idosos foi muito ter a presença da juventude, representada pela OAB Jovem, para promover a troca de experiências, e da OAB Mulher, já que muitas mulheres idosas não conhecem muito bem os seus direitos”, comentou a coordenadora do Programa do Idoso da Prefeitura de Porto Velho, Maria Alzenira Simplício Rocha.
Os jovens advogados comentam que a experiência foi muito gratificante e ver a expressão de atenção demonstrada pelos idosos representou também uma satisfação pessoal em proporcionar a ele muito mais cidadania.
O presidente da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante ressalta a importância na realização de eventos voltados à pessoa idosa. “É importante sensibilizar a sociedade para as questões da terceira idade, para que os jovens respeitem e valorizem o idoso, suas experiências de vida, seus conhecimentos, seus direitos e reconheçam seu papel na construção de uma sociedade”.
Doação de computadores
Aproveitando a Semana do Idoso, o presidente da OAB/RO, esteve no Centro de Convivência do Idoso e fez a doação de três computadores e três baias para equipar o centro de informática da entidade. Os equipamentos doados eram de uso da OAB, mas foram recentemente substituídos por computadores mais modernos.