Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

II Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas tem participação da OAB/RO

Página Inicial / II Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas tem participação da OAB/RO

OAB/RO participa de II Encontro Nacional de Prerrogativas

OAB/RO participa de II Encontro Nacional de Prerrogativas

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, juntamente com o procurador nacional adjunto da Procuradoria Nacional de Prerrogativas, Raul Fonseca e o membro do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da OAB/RO , José Manuel Pires participaram do II Encontro Nacional de Defesa das Prerrogativas nesta quarta-feira (09), no Conselho Federal da OAB.
O encontro reuniu advogados de todo o país que trabalham ativamente na garantia dos direitos dos profissionais da advocacia. Ainda durante o evento foram apresentadas propostas e iniciativas bem-sucedidas de profissionais desenvolvidas em seus Estados sobre esta temática.
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, listou denúncias de violação de prerrogativas que assolam o país: o assassinato de advogados no Estado do Pará, o aviltamento de honorários, a exclusão de colegas por meio do Processo Judicial Eletrônico e o funcionamento em apenas um turno de diversos tribunais e fóruns.
Também foram apresentadas propostas no encontrodentre elas estão campanhas que deram certo no âmbito regional e que poderiam ser aplicadas em esfera nacional, como a que coíbe a prática irregular da advocacia por bacharéis em direito e estagiários. Isso provocaria aviltamento nos honorários, com o mote “O barato que sai caro”. Outra campanha apresentou adesivos com os dizeres “Impedir o trabalho do advogado é crime, desrespeitar prerrogativas é abuso de autoridade”. Uma terceira trazia adesivos e camisetas com a mensagem “Prerrogativas não são privilégios”.
Também foi proposta a ideia de uma campanha que reafirme a inexistência de hierarquia entre magistrados e advogados, a fim de conscientizar tanto a população quanto as classes jurídicas de que o respeito às prerrogativas dos advogados é tão importante quanto o respeito às prerrogativas de juízes. Reforçou-se a questão da gravação de audiências, que é autorizada a advogados pelo Código de Processo Civil e não pode ser indeferida pelos magistrados.
Garantia
Outra iniciativa sugerida foi a implementação de plantões de prerrogativas nas seccionais: quando um advogado tiver suas garantias violadas, entra em contato com a OAB, que vai até o local para tentar resolver a situação.
O procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, José Luis Wagner, lembrou que é fundamental levar ao conhecimento da Procuradoria e da Comissão Nacional questões relevantes no âmbito local. “Seja no tocante a bons resultados ou a questões que aparentam difícil solução, recorrentes, o ideal é que nos comuniquemos para pensarmos soluções em conjunto. O Conselho Federal não medirá esforços para garantir que as prerrogativas não fiquem apenas no papel”, concluiu.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, é fundamental que a classe leve ao conhecimento da Ordem a violação às prerrogativas para que assim seja possível trabalhar em conjunto e ativamente em defesa da classe, Andrey lembrou ainda que a prerrogativa não é apenas um direito do advogado, “as prerrogativas são garantias para o cidadão para que se façam valer os seus direitos”.
José Manuel Pires, membro do TDP da OAB/RO afirmou que as ações da OAB/RO realizadas através do Tribunal de Defesa das Prerrogativas com o incondicional apoio da Diretoria foram muito bem recebidas pelas demais Seccionais e pelo Conselho Federal, revelando o reconhecimento pela advocacia brasileira do bom trabalho desenvolvido como muito empenho por toda a comissão rondoniense.
De acordo com o procurador nacional adjunto da Procuradoria Nacional de Prerrogativas, Raul Fonseca, esse encontro é mais um passo no caminho da construção de um efetivo e eficiente sistema de defesa das prerrogativas no âmbito nacional.
“Entendo que somente com uma integração cada vez maior das Comissões de Prerrogativas das Seccionais com a Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas poderemos conferir efetividade à luta na defesa das prerrogativas profissionais em defesa dos direitos da cidadania brasileira”, concluiu Raul.

Fonte da Notícia: Ascom-OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone