Com o tema “Construção do sistema Estadual de Direitos Humanos de Rondônia: Democracia, Justiça, Igualdade e Participação Social”, está sendo realizada, até esta quinta-feira (3), em Porto Velho, a III Conferência Estadual de Direitos Humanos. O objetivo é debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas aos Direitos Humanos.
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Rodolfo Jacarandá, fez a palestra magna de abertura da conferência, na noite terça-feira (1º). “Estamos passando por momentos difíceis em várias áreas muito sensíveis, como segurança pública e políticas setoriais. A violência nas cidades e principalmente no campo vem aumentando demais. Temos que enumerar as prioridades e construir um caminho sólido para cobrar do Estado mais eficácia na solução desses problemas que atingem grande parte da população”, pontua Jacarandá.
Segundo a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, o evento é um espaço oportuno para criar, debater e solicitar melhorias para os direitos humanos. “O principal objetivo é a construção do sistema estadual de direitos humanos. quando falamos em direitos humanos, é obvio que também falamos em todas as políticas que trazem a melhoria para o cidadão”, disse.
A III Conferência Estadual de Direitos Humanos faz parte das etapas preparatórias para a XII Conferência Nacional de Direitos Humanos, a ser realizada de 27 a 29 de março, em Brasília. O encerramento do evento será nesta quinta, no Hotel Rondon, com a eleição dos delegados estaduais que irão participar da conferência nacional.
Com informações e foto da Ascom Seas