Inadimplência de anuidades da OAB/RO soma R$ 2,9 milhões

Página Inicial / Inadimplência de anuidades da OAB/RO soma R$ 2,9 milhões

Diretor tesoureiro da OAB/RO, Fernando Maia.

A falta de pagamento das anuidades de profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) já acumula um passivo de R$ 2.935.977,13 sem contar juros, multa e atualização do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). Segundo o levantamento feito pela Tesouraria da Seccional, apenas no ano de 2017 são 2.215 advogados em débito com a entidade, totalizando R$ 1.880.578,27. Sem receber o valor, a entidade fica limitada para executar plenamente iniciativas fundamentais para a advocacia do estado, como estruturar Subseções, salas de apoio, ampliação de acesso à internet e entre outras.

O diretor tesoureiro da Seccional, Fernando Maia, alerta que a anuidade é a única fonte de manutenção da Seccional. “Todo o aparato corporativo da OAB Rondônia depende única e exclusivamente do recebimento das anuidades, nossa única fonte de renda. Por isso, precisamos que os profissionais do estado cumpram suas obrigações perante a Ordem, para conseguirmos diminuir o elevado índice de inadimplência que tanto atinge nossa instituição”, pontua.

Algumas salas de apoio da OAB/RO.

Fernando Maia complementa que por meio da anuidade é feita a manutenção da sede da Seccional e das 18 Subseções, como funcionários, despesas fixas, ordinárias, manutenção das salas de apoio em todo estado, estrutura das comissões permanentes, cursos e palestras oferecidos pela Escola superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Procuradoria Jurídica, serviços da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

“Estamos com nosso operacional muito prejudicado. Queremos conscientizar os advogados inadimplentes a virem honrar com este compromisso, pois com a recuperação das receitas, a Seccional intensifica suas ações para promover as melhorias estruturais que a advocacia rondoniense merece”, ressalta Fernando Maia, diretor tesoureiro da OAB/RO.

Como exemplos dos benefícios destinados à advocacia com o pagamento das anuidades, ele destaca toda a reestruturação, padronização e serviços ofertados nas salas de apoio, com aquisição de modernos equipamentos de informática e ampliação do acesso à internet; reforma nas estruturas e novo layout das fachadas das sedes de todas as Subseções; a ampla reforma do Clube do Advogado em Porto Velho; a reforma e a aquisição de novos equipamentos para o Hotel de Trânsito; a promoção de eventos de capacitação profissional em Porto Velho e nas 18 Subseções da OAB/RO, como a recente Caravana do Empreendedorismo na Advocacia que em um mês já percorreu sete Subseções levando informações e palestras sobre modelo de estruturação da advocacia e marketing jurídico.

“É importante que o advogado faça a sua parte e colabore para o fortalecimento de nossa entidade”, reforça o diretor tesoureiro da Seccional, Fernando Maia.

Alguns exemplos citados pelo diretor tesoureiro: