Inclusão à jovem advocacia é prioridade para OAB Rondônia

Página Inicial / Inclusão à jovem advocacia é prioridade para OAB Rondônia

Ouça a versão em áudio

Inserir o jovem advogado no mercado de trabalho é uma das prioridades da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO). Inúmeros cursos e projetos já foram realizados com o objetivo de preparar os profissionais em início de carreira, ou seja, advogados e advogadas com até cinco anos de profissão e que representa 44,21% do total de inscritos ativos.

Criada com o intuito de facilitar a inserção da jovem advocacia no mercado de trabalho, a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia desenvolve com apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), cursos de capacitação, teórica e prática a exemplo do  Curso de Iniciação com módulos em diversas áreas de atuação, bem como a promoção de Audiências Simuladas onde acontece todo processo de uma audiência.

Por entender quais são os desafios diários, e as situações problemáticas enfrentadas no cotidiano durante o início da carreira, o presidente da Seccional Rondônia, Elton Assis, lembra que a instituição está de portas abertas para sanar as dúvidas, oferecer orientação e auxiliar da maneira mais adequada os advogados recém-ingressos na OAB.

“Buscamos apoiá-los da melhor maneira possível e prepará-los a tornar-se profissionais mais especializados, fortalecendo a classe e melhorando assim a atuação da advocacia na justiça brasileira”, pontuou.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Rodrigues, lembra que em 2019 o jovem advogado foi beneficiado com a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e sanção pelo Governo do Estado que fixa o piso salarial para advogados que trabalham em empresas privadas, além da exclusão da cláusula de barreira para a jovem advocacia no âmbito dos Conselhos Seccionais e a redução para três anos para os cargos de diretoria das Caixas de Assistência, Subseções, Seccionais e do Conselho Federal da entidade, garantindo assim mais espaço dentro da Ordem.

“É importante registrar e agradecer a participação de cada membro da Comissão. Eles são responsáveis pelo andamento dos projetos e desenvolvimento das ações. Aproveito para convidar a jovem advocacia a integrar nossos projetos e comissão, para juntos continuarmos lutando por uma advocacia valorizada e inclusiva”, enfatizou Larissa.

Para ajudar o advogado que está iniciando sua vida profissional, a OAB Rondônia disponibiliza serviços e estrutura física de suporte para o trabalho, como as salas de apoio na capital e interior;  escritório modelo localizado no Espaço Caaro; agrega os profissionais capacitados por meio da ESA/RO ao Diretório de Currículos  e atua de forma ordenada para facilitar a inclusão do jovem advogado no mercado de trabalho por meio do Escritório Corporativo que funciona na Justiça do Trabalho.