O advogado José Norberto Lopes Campelo é o novo membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de posse do novo conselheiro foi nesta terça-feira (22/9), durante a abertura da 216ª Sessão Ordinária do CNJ. Indicado pela Confederação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Norberto Campelo assume a vaga deixada por Paulo Teixeira.
Ao se tornar conselheiro do CNJ, Campelo deixa o Conselho Federal da OAB e a presidência da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional.
Formado em Direito e Economia pela Universidade Federal do Piauí, Norberto Campelo é especialista em Direito Público e Direito Empresarial e ex-presidente Seccional Piauiense da OAB (2007 a 2009), estado de origem. Foi ainda presidente da Comissão de Relação Institucionais da OAB Nacional (2010 a 2012) e membro das Comissões de Estágio e Exame de Ordem e Segurança Pública da OAB-PI. Atuou como professor do curso de especialização em Gestão Pública da Faculdade CEUT, no Piauí, e conferencista em diversos eventos científicos. O advogado é também autor de Manuais das Eleições Municipais 2000 e 2004.
Com a posse de Campelo, 13 das 15 vagas que compõem o CNJ ficam preenchidas, faltando apenas a aprovação dos nomes do desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen e do juiz Bruno Ronchetti de Castro para a composição completa. Os magistrados foram indicados para as vagas deixadas pelas ex-conselheiras Ana Maria Amarante e Deborah Ciocci.
Acesse aqui o álbum de fotos do evento.