Página Inicial / Inovação, tecnologia, marketing digital e publicidade na Advocacia na pauta de debates da Conferência das Mulheres Advogadas

Karoline Monteiro abriu os trabalhos do painel

O terceiro painel temático da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, ainda na quarta-feira (25), trouxe à discussão temas que para muitos profissionais, especialmente àqueles em início de carreira ainda é uma “caixa preta” recheada de mistérios, dificuldades e que carece de investimentos. Para tratar do painel “Inovação e Tecnologia”, os trabalhos foram conduzidos pela presidente de mesa Glória Chris Gordon, vice-presidente da OAB Subseção Cacoal, e como debatedora, a conselheira seccional, Larissa Rodrigues.

Contando suas próprias experiências e dando orientações aos profissionais, a presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da OAB/RO, Karoline Monteiro, desenvolveu o tema “Escritórios Virtuais, suas Perspectivas e Contrato Remoto”. Como uma verdadeira entusiasta do tema, Karoline ressaltou que o uso das ferramentas tecnológicas e a sua praticidade no dia a dia dos escritórios, foi devidamente impulsionado por conta da pandemia e a noção é de que nada mais será como antes.

E neste impulso, o profissional deve ter “essa pegada empresarial” e buscar o que o mercado tem para oferecer para dinamizar a prestação dos serviços e a rotina nos escritórios, inclusive a própria administração. Outro ponto importante é conhecer o perfil do consumidor, do seu cliente hoje e do seu potencial cliente de amanhã. “Os consumidores mudaram, especialmente após a pandemia, e ficou o recado de que precisamos estar abertos a estas inovações. Desde que optamos por tornar nosso escritório digital, conseguimos obter muito mais qualidade de vida, mais tempo para a família e ainda atender com maior eficiência, a qualquer tempo,  todos os nossos clientes, mesmo estando à distância”.

Na sequência, o conselheiro seccional Felippe Pestana, tratou com profundo conhecimento de causa o tema “Tecnologia, Inovação e Processo Eletrônico na Advocacia”. Ele ressaltou os grandes desafios a seres quebrados, tanto pela advocacia, como também pelo próprio judiciário que está cada vez mais trilhando os caminhos da evolução tecnológica até a implantação da inteligência artificial nos Tribunais para promover celeridade nos processos.

“É claro que o processo é visto com muito cuidado, pois existe a dúvida se essa implantação será boa ou não para a melhor prestação jurisdicional. Em termos de tempo, digo que sim! Mas precisamos ter certeza de que a defesa jamais ficará prejudicada.  Defendo os limites da inteligência artificial, para que não se tenha juízes robôs”, destacou.

Pestana lembrou que Rondônia possui muita envergadura quanto a implantação do PJe, que  hoje está praticamente em todas as comarcas e esferas do judiciário do estado. E ante este cenário, o advogado precisa se preparar e ter ferramentas disponíveis no mercado que tragam o PJe para a gestão dos seus escritórios.

Greice Stocker tratou sobre a publicidade na advocacia

Para concluir a temática central do painel, a conselheira federal pela OAB/RS, Greice Stocker, discorreu sobre o “Marketing Digital e a Publicidade na Advocacia”, de acordo com o novo provimento aprovado este ano pela colegiada da OAB Nacional. Fez comparativos sobre como era a utilização antes das regras e como elas devem ser aplicadas a partir deste mês de agosto. Mas ressaltou a todo momento que o marketing de conteúdo e a publicidade devem manter a discrição e a sobriedade. “Pois a ideia central é que os advogados tratem de conteúdo sem mercantilizar ou descumprir o Código de Ética e o novo provimento”.

A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, acontece virtualmente. O evento é realizado pela OABRO, por meio da Comissão da Mulher Advogada da Seccional (CMA/RO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).

Programação e inscrições

Ainda dá tempo de participar dos próximos painéis que seguem durante todo o dia desta quinta-feira (26). As inscrições são gratuitas e a transmissão está sendo realizada exclusivamente aos inscritos por meio da home oficial https://cma.oab-ro.org.br.