Instituto dos Advogados Brasileiros é inaugurado na sede da OAB em Rondônia

Página Inicial / Instituto dos Advogados Brasileiros é inaugurado na sede da OAB em Rondônia

Com a presença da diretoria da OAB/RO, dos conselheiros federais e seccionais, foi inaugurada a subsede do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em Rondônia. Com 178 anos de história, a instituição ficará instalada na sede da Seccional, em Porto Velho, sob a presidência do advogado Breno de Paula.

O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, destacou que as tratativas para a instalação da sede do IAB tiveram início da gestão de Elton Assis. “Eu fiz questão de dar continuidade a esse projeto, pois sei da importância do IAB para toda a advocacia. Desejo sucesso e estamos aqui para a defesa da advocacia”, disse.

Elton Assis relembrou que de pronto atendeu ao pedido feito pela atual presidente Rita Cortez para a instalação do IAB em Rondônia. “Eu tenho uma grande admiração pelo trabalho feito pelo IAB, da importância do instituto para toda a advocacia. Então, quando fiquei sabendo dessa vontade de instalar o IAB aqui em Rondônia me encheu de alegria e, no que pude fazer para agilizar o processo, foi feito”, disse.

Representando a presidente Rita Cortez, o vice-presidente Sydney Sanches, lembrou que o IAB é nacional e que tem membros em todos os estados brasileiros. “A sede em Rondônia é uma realização de muita gente e uma braço que vai fortalecer a advocacia local”, disse.

Igualmente, Jorge Folena, diretor do IAB, destacou que o processo para a instalação da subsede em Rondônia teve a contribuição de diretoria da OAB, tanto na gestão Elton Assis, quanto com na gestão Márcio Nogueira, que deu continuidade as tratativas já iniciadas.

O conselheiro federal e procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, fez coro com Elton Assis sobre a importância do IAB e ressaltou que “hoje a OAB trilha justamente o caminho idealizado pelo IAB no passado”.

Representando os conselheiros seccionais, Felipe Pestana, destacou a importância de IAB nas faculdades de direito, creditando o devido valor para a criação da OAB.

Os conselheiros federais Solange Silva e Fernando Maia também parabenizaram a instalação do IAB em Rondônia e desejaram sucesso.

Arquilau de Paula, membro vitalício da OAB/RO e primeiro advogado de Rondônia e se filiar no IAB nacional destacou que, lá atrás, o IAB era considerado do braço intelectual da OAB. “Na época, eu fui indicado para ser membro do IAB. Fico muito feliz que hoje está evoluindo para além do braço intelectual”, disse.

A secretária-geral Aline Silva destacou a importância do Instituto para a advocacia feminina. Da mesma forma, a vice-presidente Verão Paixão lembrou que o IAB é mãe da OAB e se sente muito honrada em fazer parte dessa chegada ao estado. A secretária adjunta Larissa Rodrigues também festejou a chegada e destacou a vontade de fazer parte do IAB.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Elton Fülber, falou da importância do IAB para Rondônia e colocou as estruturas da CAARO à disposição.

O presidente do IAB/RO, Breno de Paula, agradeceu a contribuição de todos para o IAB chegar aqui. “Hoje o dia é de agradecimento e quero convocar todos a participarem e se filiarem ao instituto”, disse.

O IAB
O Instituto de Advogados Brasileiros é a instituição máxima do conhecimento jurídico no Brasil, criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843, sendo a entidade responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil.