Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Integrantes da OAB/RO comentam criação de Portaria para regular atuação da PGFN

Página Inicial / Integrantes da OAB/RO comentam criação de Portaria para regular atuação da PGFN

Ouça a versão em áudio

Elton Assis, Franciany de Paula e Breno de Paula

Foi publicada a Portaria nº 8.304/2019 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que dispõe sobre a criação de grupo de trabalho para propor a regulamentação da atuação da PGFN na transação de créditos tributários federais. Após a divulgação da portaria, membros da OAB Rondônia – especialistas na área tributária – destacam a importância da portaria.

A conselheira federal por Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Franciany de Paula, comenta que a União Federal inaugura uma nova fase para solução de litígios tributários. “É um absurdo a cifra de R$ 5 trilhões de reais em litígios entre Fisco e Contribuintes. Temos que melhorar o ambiente de negócios no país”.

Para o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RO, Breno de Paula, isso constitui um progresso nas regulamentações tributárias. “A União Federal avança ao buscar meios alternativos para cobrança de tributos. Desde a instituição do Código Tributário Nacional é a primeira vez que se regulamenta a transação a nível federal”, afirmou.

Elton Assis, presidente da Seccional, destaca a preocupação dos membros da OAB que estão vigilantes às questões que envolvem as mudanças e propostas inovadoras que visam desburocratizar o sistema tributário e promover avanços.

A Portaria estabelece, dentre outras disposições, que o grupo será coordenado pela procuradora-geral adjunta de consultoria e estratégia da representação judicial e administrativa tributária e pelo procurador-geral adjunto de consultoria tributária e previdenciária que, dentre outras atribuições, devem: promover articulação com representantes da Secretaria Especial da RFB, se houver interesse desta, para eventuais estudos e/ou reuniões em conjunto; e encaminhar ao procurador-geral da Fazenda Nacional relatório final, instruído com a proposta de regulamentação do grupo.

Ademais, a Portaria determina que é dever dos integrantes do grupo de trabalho observar o sigilo das atividades, nas hipóteses legais ou quando solicitado por algum dos coordenadores. Além de cumprir os prazos fixados para atendimento às atividades designadas pelo Coordenador do grupo e participar das reuniões.

A Portaria entrou em vigor no dia 31 de outubro deste ano, data de sua publicação. Os Coordenadores do grupo de trabalho tratados na Portaria, apresentarão ao Procurador-Geral da Fazenda Nacional, tão logo seja possível, a proposta de prazo para conclusão das atividades do grupo.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone