No decorrer desse mês, a Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB-RO chama a atenção da advocacia e sociedade em geral para a promoção da cultura de saúde mental. A ação é conhecida como Janeiro Branco.
A campanha é voltada para ajudar pessoas e instituições a entenderem que prevenção ao adoecimento emocional pressupõe mudanças de estilo e refletem na direto na sua qualidade de vida.
Suzy Cabral, vice-presidente da Comissão, lembra que saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste das emoções humanas. “A comissão quer alertar a advocacia e à sociedade as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão”, diz.
Alexandre Calil, presidente da comissão, lembra que, para ajudar os profissionais da advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados disponibiliza o atendimento com psicólogos no espaço Caaro, na Avenida Calama, para quem está em Porto Velho, e remoto para os profissionais do interior do estado. Os agendamentos são feitos pelo telefone: 69 99220 1729.
Dicas para manter a saúde mental
Saber como manter a saúde mental em dia é muito relevante para desenvolver hábitos saudáveis e garantir o seu bem-estar como um todo. Confira dicas importantes para cuidar de si, tanto do físico quanto mental.
Pratique atividades físicas
Busque uma dieta balanceada e hidrate-se
Priorize a qualidade do sono
Explore atividades relaxantes
Cuide bem dos seus relacionamentos
Aprenda a lidar com situações estressantes
Doe-se – O voluntariado é uma excelente maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental.
Tenha metas e objetivos realistas – Não se pressionar é importante para manter a saúde mental em dia, por isso, estabeleça metas para se estimular a desenvolver certas atividades, mas seja realista. Não coloque objetivos muito distantes ou estressantes, pois isso poderá provocar o efeito contrário.
Não tenha medo de pedir ajuda – É muito importante procurar ajuda profissional. Não espere os sintomas passarem sozinhos ou que estejam atingindo a sobrecarga.
Caso esteja se sentindo deprimido e tendo pensamentos que possam colocar em risco sua vida e de outros, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida através do telefone 188.