Idealizado pela Comissão de Esporte e Lazer da OAB Rondônia, o projeto Adote um Atleta é executado todos os sábados, no Clube da Advocacia. No total, 15 crianças e adolescentes de baixa renda são atendidos e a aprendem judô. Em dezembro, os jovens atletas irão trocar de faixa e estão precisando de colaboração.
O projeto teve início em julho deste ano com o objetivo de oferecer um espaço para a prática do judô, como uma ferramenta eficaz de desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia, prevenindo a exclusão social. A primeira equipe de atletas vem praticando a arte marcial sob a orientação dos técnicos, judocas e advogados Alexandre Scheidt, Gian Douglas Viana e Juacy dos Santos. Além do trio, toda a advocacia e sociedade podem contribuir com a adoção de um dos participantes. Para isso, basta doar um quimono.
Segundo o conselheiro seccional Gian Douglas, o esporte é fundamental para o desenvolvimento das crianças, estabelecendo limites por meio dos princípios e valores adotados na prática de judô, pois possibilita a estruturação da personalidade e a socialização, reduzindo os riscos de exclusão social. “A iniciativa é um impulso para a OAB Rondônia desempenhar seu papel social, beneficiando crianças que muitas vezes não têm condições de praticar esportes. Chegando o período natalino, muitas delas nem terão condições de uma ceia natalina. Por isso, também pedimos para que cada criança escrevesse uma cartinha para o Papai Noel. É uma iniciativa enriquecedora para promover a equidade social, apoiar crianças de baixa renda em um futuro por meio do esporte”, detalhou Gian Douglas.
Para o presidente da Comissão de Esporte e Lazer, Lucas Brandalise, a proposta da adoção de uma criança por meio da doação de quimonos vai além. “Essas crianças e adolescentes desenvolverão disciplina, cidadania e autonomia, evitando a exclusão social. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social, incentivando uma vida saudável e, consequentemente, o afastamento das drogas e da violência, que são alguns dos principais problemas enfrentados por essa comunidade”, justificou Lucas Brandalise.
O projeto atende crianças que residem nas proximidades do Clube da OAB Rondônia, no bairro Lagoinha. A troca de faixa será realizada no próximo dia 2 de dezembro. Na mesma data, também ocorre uma parte do Natal Solidário da OAB, momento em que 65 crianças poderão ser presenteadas.
Para os interessados em “Adotar um Atleta” ou contribuir com a cartinha do Papai Noel, é necessário entrar em contato pelo telefone (69) 9 9313-4846, Advogado Lucas Brandalise, presidente da Comissão de Esporte e Lazer, ou (69) 99366-6363, com o conselheiro seccional Gian Douglas Viana.