Juiz federal lança obra sobre elaboração de sentenças cíveis.

Página Inicial / Juiz federal lança obra sobre elaboração de sentenças cíveis.

image001A obra destinada a magistrados, assessores de juízes, estudantes de Direito e candidatos a concursos para ingresso nas carreiras da magistratura federal e estadual, será lançado nesta quinta-feira (03) às 17h, no auditório da Justiça Federal em Porto Velho, na avenida Presidente Dutra, nº 2203, bairro Baixa da União.

O aspecto prático da elaboração de sentenças cíveis – redação do relatório, da fundamentação e do dispositivo – é o enfoque principal abordado pelo livro “Sentença Cível – da preparação para o concurso da magistratura ao dia a dia do juiz”, de autoria do juiz federal Flávio da Silva Andrade. Formado em Rondônia, Flávio da Silva Andrade, prestou relevantes serviços a frente do Ministério Público e na Seção Judiciária do Estado.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, antecipadamente parabeniza o magistrado pelo lançamento desta importante obra e convida toda classe e estudantes a se fazerem presentes no lançamento e conhecer um grande nome da magistratura rondoniense.

Sobre o autor e a obra

Esta obra tem o propósito de auxiliar aqueles que têm a missão de elaborar sentenças cíveis.
Procurou-se enfocar especialmente o aspecto prático, mostrando, passo a passo, com exemplos, como redigir o relatório, a fundamentação (enfrentando preliminares e prejudiciais) e o dispositivo, atentando-se para as especificidades de vários tipos de ações. A abordagem é clara, objetiva e atualizada.
Sabendo-se que a redação da sentença é grande preocupação dos candidatos dos concursos para magistratura, foram trazidas dicas gerais específicas acerca de sua elaboração em uma prova. Foram também incorporadas ao livro provas de sentença cível aplicadas em concursos da magistratura (federal e estadual), com os espelhos de correção.

Flávio da Silva Andrade
Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foi Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e também Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia.

Fonte da Notícia: Ascom-OAB/RO